Geral Foz do Iguaçu

Margem brasileira da Itaipu investe mais de R$ 2,5 bilhões em obras estruturantes

Por Da Redação

21/12/2021 às 12:08:49 - Atualizado há

Importantes conquistas também vieram dos canteiros de obras que se espalharam pela região – produto do investimento de R$ 2,5 bilhões feitos pela margem brasileira da Itaipu em uma série de construções que representam um novo marco desenvolvimentista na sua área de influência direta, o Oeste do Paraná.

Entre as principais entregas feitas ao longo do ano destacam-se a duplicação da via de acesso, a ampliação do pátio de manobras das aeronaves e da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu; as ciclovias, pistas de caminhada e espaços de lazer na Vila A e Avenida Tancredo Neves; e a revitalização do Gramadão da Vila A.

Avanços relevantes ainda vieram de outras frentes, como na obra do Mercado Público de Foz do Iguaçu, já concluída e aguardando definição da concessão dos espaços comerciais para ser inaugurada; e na Ponte da Integração Brasil – Paraguai, com 73% de execução e previsão de entrega em setembro de 2022 – entre diversas outras obras importantes já em andamento.

Na gestão ambiental, a Itaipu celebrou o alcance da marca de 24 milhões de árvores plantadas em suas áreas protegidas na margem brasileira do reservatório. A empresa, que já bateu vários recordes em produção de energia elétrica, comemorou mais essa conquista de respeito e cuidado com o meio ambiente, que a consolida como referência em programas de reflorestamento e símbolo mundial da hidreletricidade sustentável.

Os números confirmam. Sob a responsabilidade da Itaipu está a manutenção de uma área de mais de 100 mil hectares de florestas preservadas em ambas as margens do reservatório (Brasil e Paraguai). A mata ciliar que contorna o lago tem 1.400 km de extensão apenas no lado brasileiro. Somente em restauração da mata atlântica no Brasil são 34 mil hectares ou 47.620 campos de futebol. Nada menos que 28% da restauração da mata atlântica no Paraná em 30 anos foram feitos pela empresa. Anualmente são produzidas 400 mil mudas de árvores nativas deste bioma no Viveiro da Itaipu.

(plantio) Itaipu celebrou o alcance da marca de 24 milhões de árvores plantadas em suas áreas protegidas na margem brasileira do reservatório

Socorro ao turismo

Em uma região que tem no turismo a principal atividade econômica, o impacto da pandemia foi devastador. Para ajudar a enfrentar essa situação, a Itaipu desenvolveu a Campanha Vem pra Foz, que divulgou a cidade como um atrativo turístico seguro, com certificados sanitários e muitos lugares ao ar livre para visitar.

A empresa também criou o Programa Capacita Guias, tão bem-sucedido que acabou sendo ampliado e transformado no Capacita Foz. Por meio dele, trabalhadores de diversos setores ligados ao turismo – como motoristas, cozinheiros e balconistas, entre outros – recebem capacitação e uma bolsa auxílio de 550 reais durante três meses de treinamento. Cerca de 2,5 mil trabalhadores serão beneficiados.

E para consolidar os esforços na retomada do turismo em Foz do Iguaçu, a Itaipu apoiou decisivamente o Natal de Águas e Luzes, que vem encantando moradores e turistas desde o começo de dezembro com a mais bela programação e decoração natalina da história da cidade.

As conquistas da Itaipu em 2021, portanto, foram proporcionais ao tamanho dos problemas enfrentados. A melhor mensagem de fim de ano é a que vem acompanhada por ações. Mesmo diante de uma seca histórica e do pico de uma pandemia que surpreendeu o planeta, a Itaipu manteve o atendimento às demandas de energia do Brasil e Paraguai, cumpriu com todas as suas obrigações, acompanhou o progresso contínuo das obras pagas por ela e ajudou quem mais precisava, sem perder de vista o respeito ao meio ambiente e à população do seu entorno.

As informações são de GDia

Fonte: Cabeza News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania