Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Justiça

STF autoriza instauração de inquérito contra Bia Kicis por crime de racismo


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito contra a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), por suposto crime de racismo. Na decisão, o ministro concorda com o pedido da Procuradoria-Geral da República para investigar a parlamentar, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O motivo seria uma postagem da parlamentar, de setembro do ano passado, sobre um programa de trainees da Magazine Luiza.

A denúncia foi apresentada em outubro do ano passado, por Roberto Lourenço Cardoso, que também já escreveu um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A PGR se manifestou no sentido de que “a natureza dessas declarações implica, em tese, prática da infração penal [Â…] que define os crimes resultantes de preconceito ou discriminação.“

O ministro, ao tratar da questão, argumentou que “Com efeito, à primeira vista, os fatos narrados na manifestação [Â…] podem constituir ilícitos penais, devendo-se salientar que, embora de forma ainda embrionária, os autos possuem elementos indiciários aptos a embasar o início das investigações”.

Lewandowski deu o prazo de 60 dias para que sejam colhidos provas e depoimentos sobre o caso.

Veja a íntegra da decisão:

 

Congresso em Foco

Direitos Humanos Justiça Bia Kicis PGR Racismo Ricardo Lewandowski STF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!