O Spotify até conta com alguns audiolivros em seu catálogo – versões narradas de livros publicados ou até obras originais do formato. Mas todos disponibilizados por terceiros que usam a plataforma para divulgação. Isso deve começar a mudar com a aquisição da Findaway, uma distribuidora de audiolivros digitais, parte do movimento da empresa para entrar em uma nova categoria de entretenimento de áudio.
De acordo com a Variety, os termos do acordo e valores não foram divulgados, e a expetativa é que a transação seja concluída ainda no quarto trimestre de 2021. A compra da Findaway pelo Spotify está sujeita à revisão e aprovação regulatória nos Estados Unidos.
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Com 381 milhões de usuários ativos mensais, o Spotify deseja disponibilizar, rapidamente, um grande catálogo de audiolivros para seus assinantes – e oferecer um concorrente à altura do Audible da Amazon, o maior player no mercado de audiolivros. A estratégia é semelhante à adotada pela empresa sueca na entrada no mundo dos podcasts, com as aquisições da Gimlet, Anchor, Parcast e The Ringer.
Em um comunicado oficial, o Spotify afirmou que a infraestrutura de tecnologia da Findaway permitirá que a empresa “dimensione rapidamente seu catálogo de audiolivros e inove na experiência dos consumidores, fornecendo simultaneamente novos caminhos para editoras, autores e criadores independentes alcançarem novos públicos ao redor do mundo”.
Espera-se que a indústria de audiolivros global cresça de US$ 3,3 bilhões (R$ 17,82 bilhões em conversão direta) para US$ 15 bilhões (R$ 80,9 bilhões) até 2027. “Pretendemos aproveitar a inovação significativa do Findaway no espaço e vamos turbinar seu crescimento, trazendo tudo o que o Spotify sabe sobre personalização e descoberta, ao mesmo tempo que inovamos no formato, entrega, ferramentas de criação e muito mais”, afirma a empresa.
Fundada em 2005, a Findaway começou com o Playaway, um reprodutor de audiobook MP3. Hoje, a empresa distribui mais de 325.000 títulos de audiolivros de editoras em todo o mundo por meio do AudioEngine, um mercado de audiolivros business-to-business, e pela plataforma de autopublicação Findaway Voices.
Via: Variety
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