Segundo membros da imprensa que moram perto da estrutura da SpaceX no Texas, entre 40 e 60 caminhões já foram entregues – para encher parcialmente um único tanque.
Colocando em números expressos, toda a “fazenda de combustíveis” deve comportar 2,4 mil toneladas de metano líquido (LCH4), 5,4 mil toneladas de oxigênio líquido (LOx) e 2,6 mil toneladas de nitrogênio líquido (LN2). Os dois primeiros são o “combustível” da Starship, enquanto o último serve para refrigerar esse combustível abaixo de seu ponto de ebulição, ampliando sua densidade e, consequentemente, aumentando a quantidade que a nave pode armazenar.
Existe uma regulamentação municipal que limita o volume de combustível máximo permitido para caminhões – algo em torno de 37 toneladas por caminhão – então é provável que esse preenchimento dos tanques ainda leve um bom tempo.
Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, já disse no passado que pretende lançar a Starship em um voo orbital de teste até dezembro de 2021. Ainda não há confirmação alguma de data fora essa estimativa, então não dá para saber se a empresa conseguirá cumprir esse desejo.
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