Geral Canal Tech

Zoom começará a exibir propagandas a usuários gratuitos após reuniões

Por Da Redação

03/11/2021 às 04:47:33 - Atualizado há

O Zoom começou a testar a exibição de anúncios para donos de contas gratuitas. Ao final de cada reunião coordenada por um usuário de conta básica, a plataforma exibirá um banner na página web para os demais participantes que usam o serviço na faixa.

Logicamente, a adoção de anúncios na plataforma serve para sustentar a manutenção do serviço mesmo quando é utilizado por usuários não pagantes. Até então, eram poucas as desvantagens que contas gratuitas tinham em comparação com os planos pagos, o que afasta a necessidade de investimento, mas serve como estratégia para impulsionar a popularidade do Zoom — algo que, aparentemente, deu certo.

Anúncios aparecem no Zoom na tela de finalização de reunião, quando são administradas por usuários gratuitos (Imagem: Reprodução/Zoom)

“Essa mudança garante que nossos usuários [do plano] Básico continuem se conectando com amigos, familiares e colegas na mesma plataforma que sempre oferecemos”, disse a companhia em pronunciamento. A mudança começa a valer somente para países selecionados (que não foram especificados).

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Junto ao início da veiculação de anúncios, a plataforma de comunicação atualizou sua política de privacidade. Nela, o Zoom ressalta que mensagens, reuniões, vídeos ou gravações não serão utilizados para otimizar o direcionamento de publicidade — observações importantes, tendo em vista que a plataforma já foi alvo de alguns escândalos de privacidade.

Reuniões e conversas ainda não são usadas para exibir propagandas, mas isso pode mudar no futuro. No anúncio, a companhia diz que a veiculação de publicidade na tela de fim de reunião é parte inicial do programa, então ela deve usar a oportunidade para avaliar a recepção da comunidade quanto ao modelo de monetização.

Porém, não foram divulgadas previsões sobre a ampliação das propagandas e ainda não há relatos da publicidade ter alcançado usuários brasileiros. Provavelmente, a mudança deve ser implementada gradativamente.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo