Geral G1

PodParaná #49: Conheça o maestro curitibano Alceo Bocchino, parceiro de Villa Lobos e professor de Tom Jobim

Por Da Redação

29/10/2021 às 05:59:30 - Atualizado há
Os músicos Marcelo Oliveira e Eleni Bettes relembram histórias e destacam a importância da carreira do regente, que comandou as orquestras sinfônicas Nacional e do Paraná. A carreira e a importância do maestro, pianista e compositor curitibano Alceo Bocchino para a música paranaense são tema do 49º episódio do PodParaná, publicado nesta sexta-feira (29).

Bocchino, que nasceu em 1918 e morreu no Rio de Janeiro em 2013, dedicou mais de 80 anos de vida à música. Entre os principais feitos estão a participação na criação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e a parceria com Heitor Villa Lobos, o maior nome da música clássica brasileira.

Você pode ouvir o PodParaná no G1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio

Arte/RPC

Segundo o músico e integrante da OSP, Marcelo Oliveira, Bocchino tem uma obra que o coloca "em qualquer enciclopédia musical do mundo inteiro".

"Ele foi um personagem tão importante no cenário musical brasileiro há tantos anos que é tão estranho ele não ser tão famoso quanto o Villa Lobos", disse o músico.

De acordo com Oliveira, Bocchino influenciou figuras reconhecidas da música brasileira. Por exemplo, foi professor de Tom Jobim, com quem apresentou a peça musical Sinfonia da Alvorada, obra feita por Jobim e Vinícius de Moraes em homenagem à construção de Brasília.

Alceo Bocchino e Tom Jobim reunidos para apresentação em Brasília

Ana Lontra Jobim/Acervo Jobim

Maestro emérito

Segundo Oliveira, o maestro passou maior parte da carreira dele no Rio de Janeiro. "Era um fervo cultural de onde não tinha como fugir", disse. Foi na capital fluminense onde Bocchino foi regente da Orquestra Sinfônica Nacional por 13 anos.

No entanto, ao final da carreira, Alceo voltou para Curitiba, onde foi o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná, criada nos anos 80.

De acordo com a fundadora da orquestra, Eleni Bettes, a escolha de Alceo como maestro foi uma forma de reconhecer a importância do músico para a cultura paranaense. A escolha, no entanto, aconteceu de maneira curiosa.

"Ele estava na banca para seleção de maestro, e não passou ninguém. Eis que surgiu a sugestão para que o Bocchino fosse o maestro emérito", contou.

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.

Curitibano Alceo Bocchino dedicou mais de 80 anos à música

Reprodução/RPC

Veja vídeos do g1 Paraná:

Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.
Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo