Geral autoestima

Câncer de mama: o impacto da autoestima e projetos de beleza gratuitos para ajudar mulheres nessa condição

Por Da Redação

22/10/2021 às 20:11:58 - Atualizado há

Mundialmente, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e a principal causa de morte feminina no Brasil. Com base nessas perspectivas, o diagnóstico positivo é um dos maiores temores, e afeta não somente o aspecto emocional, como psicológico e físico, segundo a psicóloga clínica e analista comportamental Alessandra Cieri.

+ Outubro Rosa: tudo o que você precisa saber sobre a prevenção do câncer de mama

+ Outubro Rosa: 8 práticas simples que podem prevenir o câncer de mama

A imagem corporal está entre as diversas preocupações da doença. “Todas as mulheres, algumas mais e outras menos, são vaidosas. A questão da estética está presente desde o momento do diagnóstico do câncer de mama. Um dos grandes medos comuns das pacientes é a queda de cabelo, porque não querem ser vistas com aparência de quem faz quimioterapia. Outra grande preocupação estética é com a mastectomia — cirurgia de retirada da mama”, destaca Bruna Zucchetti, oncologista especialista em mamas do Hospital Nove de Julho.

O sentimento de impotência tem explicação psicológica. Alessandra pondera que se trata de um conjunto: temor pela morte, impacto físico, mudanças corporais e a sensação de medo de perder a feminilidade, bem como a vida amorosa e sexual.

Como a autoestima pode impactar no tratamento

Não se deve excluir a gravidade do câncer, entretanto tentar prosseguir normalmente é fundamental. A oncologista reforça que a vida não se limita ao diagnóstico, e o tratamento não pode ser encarado como um martírio. A ideia é manter a rotina — respeitando suas limitações —, como trabalhar, ter vida social, cuidar dos filhos, realizar atividades físicas e praticar o amor-próprio.

“Quando a mulher encara o tratamento desta forma, fica muito mais fácil de prosseguir. Portanto, cuidados com a autoestima durante o tratamento é fundamental”, afirma a médica.

A baixa autoestima traz sentimentos de culpa, vergonha, medos e insegurança, e pode ter como consequência o isolamento, que propicia a depressão. A psicóloga ressalta que quando essas sensações começam a dominar os pensamentos, comumente existe uma queda na motivação e no rendimento de diferentes aspectos da vida — nesse caso reflete no tratamento contra o câncer de mama.

“Devido às complicações e aos conflitos emocionais ocasionados pela diminuição da autoestima, é muito valioso agregar o profissional de estética com a equipe multiprofissional, de modo a contribuir para a qualidade de vida das pacientes oncológicas através de estímulos que visam aumentar o autocuidado e a saúde”, destaca Alessandra.

Projetos gratuitos para recuperar a autoestima da mulher oncológica

Alguns projetos gratuitos trabalham em prol de reacender a autoestima dessas mulheres; conheça três deles:

Projeto Léia

Instagram will load in the frontend.
Fonte: Isto É
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo