Saúde Cidades

"Não queremos cometer erros de outros países", diz médico da prefeitura sobre flexibilizar máscara

Por Banda B

13/10/2021 às 16:00:47 - Atualizado há

Contrariando possíveis flexibilizações do uso da máscara pelo Brasil, Curitiba deve manter a obrigatoriedade por pelo menos mais alguns meses. A confirmação foi feita à Banda B, nesta quarta-feira (13), pelo diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira. Segundo ele, os indicadores da Covid-19 são positivos, mas a cidade não quer se precipitar e permitir um novo avanço da doença entre a população.

Foto: Carlos Martini/PHOTOPRESS/Folhapress


"Temos uma jornada gradativa e que não pode ser feita de um dia para o outro. O vírus é de transmissão respiratória, então vamos primeiro observar os ambientes abertos, para depois estudar outros ambientes. Não queremos cometer alguns erros, como EUA e Israel, locais em que uma nova variante acabou entrando e as pessoas estavam descuidadas", disse Oliveira.

Entre os indicadores levados em conta para a flexibilização da máscara em Curitiba está o avanço da vacinação e a taxa de positividade nos testes da Covid-19. Hoje, são 1.482.170 pessoas imunizadas com pelo menos uma dose. Já a taxa de positividade está em 9,2%, o que é praticamente o dobro dos 5% que a Secretaria Municipal da Saúde trabalha para liberar a máscara em ambientes abertos.

Assim, o diretor do Centro de Epidemiologia, porém, confirma que a perspectiva é boa. "Nós entendemos que a adesão da população com a vacina tem sido uma ferramenta importante para a contenção da doença, diminuindo o número de casos e de mortes pela Covid. Sabemos que temos um caminho para ser seguido, mas o quase novo normal está acontecendo, principalmente com a retomada das atividades de trabalho e nas escolas. Depois de tanta luta, visualizamos um futuro breve muito melhor", explicou.

Melhora nos indicadores

Atualmente a capital paranaense tem 48% de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para a Covid-19 e 2.840 casos ativos.

Segundo Oliveira, isso demonstra a melhora. "Os internamentos estão estáveis e as unidades de saúde estão retomando as atividades habituais. Tudo isso significa a estabilização da Covid na cidade, tudo com muito cuidado e rigor técnico", concluiu.

Fonte: Banda B
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo