Sa√ļde Cidades

"Não queremos cometer erros de outros países", diz médico da prefeitura sobre flexibilizar máscara

Por Banda B

13/10/2021 às 16:00:47 - Atualizado h√°

Contrariando poss√≠veis flexibiliza√ß√Ķes do uso da m√°scara pelo Brasil, Curitiba deve manter a obrigatoriedade por pelo menos mais alguns meses. A confirma√ß√£o foi feita à Banda B, nesta quarta-feira (13), pelo diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Sa√ļde, Alcides de Oliveira. Segundo ele, os indicadores da Covid-19 s√£o positivos, mas a cidade n√£o quer se precipitar e permitir um novo avan√ßo da doen√ßa entre a popula√ß√£o.

Foto: Carlos Martini/PHOTOPRESS/Folhapress


"Temos uma jornada gradativa e que n√£o pode ser feita de um dia para o outro. O v√≠rus é de transmiss√£o respiratória, ent√£o vamos primeiro observar os ambientes abertos, para depois estudar outros ambientes. N√£o queremos cometer alguns erros, como EUA e Israel, locais em que uma nova variante acabou entrando e as pessoas estavam descuidadas", disse Oliveira.

Entre os indicadores levados em conta para a flexibiliza√ß√£o da m√°scara em Curitiba est√° o avan√ßo da vacina√ß√£o e a taxa de positividade nos testes da Covid-19. Hoje, s√£o 1.482.170 pessoas imunizadas com pelo menos uma dose. J√° a taxa de positividade est√° em 9,2%, o que é praticamente o dobro dos 5% que a Secretaria Municipal da Sa√ļde trabalha para liberar a m√°scara em ambientes abertos.

Assim, o diretor do Centro de Epidemiologia, porém, confirma que a perspectiva é boa. "Nós entendemos que a ades√£o da popula√ß√£o com a vacina tem sido uma ferramenta importante para a conten√ß√£o da doen√ßa, diminuindo o n√ļmero de casos e de mortes pela Covid. Sabemos que temos um caminho para ser seguido, mas o quase novo normal est√° acontecendo, principalmente com a retomada das atividades de trabalho e nas escolas. Depois de tanta luta, visualizamos um futuro breve muito melhor", explicou.

Melhora nos indicadores

Atualmente a capital paranaense tem 48% de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para a Covid-19 e 2.840 casos ativos.

Segundo Oliveira, isso demonstra a melhora. "Os internamentos est√£o est√°veis e as unidades de sa√ļde est√£o retomando as atividades habituais. Tudo isso significa a estabiliza√ß√£o da Covid na cidade, tudo com muito cuidado e rigor técnico", concluiu.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo