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14 empresas apresentam propostas para manutenção de rodovias estaduais do Paraná até que novas concessões sejam feitas

Por Da Redação

05/10/2021 às 20:02:13 - Atualizado há
Promessa do governo estadual é que não haja cobrança de pedágio entre o fim dos contratos atuais, em novembro, e novas concessões, previstas para o segundo trimestre de 2022. Estado faz licitação para definir manutenção de rodovias em período sem concessões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) recebeu propostas de 14 empresas e consórcios interessados nas obras de manutenção das estradas estaduais, que a partir de 28 de novembro voltam a ser administradas pelo governo estadual.

Os envelopes foram abertos na segunda-feira (4), e a comissão de julgamento vai avaliar as propostas para cada um dos cinco lotes de rodovias estaduais. O resultado com as vencedoras será divulgado em Diário Oficial.

Os contratos valerão até que as estradas sejam novamente leiloadas em um novo programa de concessões conduzido pelo governo federal, previsto para acontecer no segundo trimestre de 2022.

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A promessa do governo estadual é que, entre os dois contratos de concessão, não haja cobrança de pedágio nos trechos.

As rodovias estaduais voltam a ser administradas pelo governo estadual a partir de 28 de novembro

Reprodução

Propostas

O contrato de manutenção prevê a conservação de 964 quilômetros de rodovias divididos em cinco lotes, segundo o DER.

Lote 1: Vai atender 153 km de rodovias na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, foram apresentadas sete propostas, com valores entre R$ 14.408.329,25 e R$ 23.360.096,66.

Lote 2: Contempla 306 km nos Campos Gerais, foram apresentadas seis propostas, com valores entre R$ 29.968.363,94 e R$ 42.044.724,49.

Lote 3: Prevê a manutenção de 230 km na região Norte, são cinco empresas concorrentes, com valores entre R$ 21.200.000,00 e R$ 24.181.029,31.

Lote 4: Abrange 200 km na região Noroeste, foram seis participantes, com valores entre R$ 19.537.048,20 e R$ 23.861.658,24.

Lote 5: São 73 km na região Oeste. Foram apresentadas sete propostas, com valores entre R$ 5.177.464,46 e R$ 6.484.305,82.

Os contratos de manutenção não abrangem os trechos de rodovias federais, que ficarão a cargo da União até que o novo leilão seja realizado.

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Novas concessões

Durante o processo de discussão para o sistema de concessão, o governo afirmou que tinha como prioridade estabelecer um modelo com tarifas mais baixas de pedágio nas rodovias do estado.

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O novo modelo prevê investimentos de R$ 43 bilhões em seis lotes, com obras de duplicação, contorno e trincheiras. Estão previstos 1,8 mil km de duplicações.

Os novos contratos devem ter 30 anos de duração.

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Fonte: G1
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