Geral Notícias

Na época de reprodução dos gambás, IAT reforça a importância da espécie para o ecossistema

Por GMC Online

04/10/2021 às 15:52:16 - Atualizado há
Foto: Divulgação/IAT


O início da primavera é a época de reprodução dos gambás, animais silvestres que vira e mexe aparecem nos quintais e casas e muitas vezes não sabemos o que fazer. Essa aparição deles nas cidades é chamada de sinantropia, a adaptação de animais que vivem na natureza no meio urbano.

E os gambás são animais fundamentais para o equilíbrio do ecossistema. E o estigma de que são animais que exalam cheiro ruim precisa ser quebrado, diz o comandante da Polícia Militar Ambiental, tenente Ulisses de Deus. Segundo ele, a espécie de gambá que habita na região é, inclusive, dócil.

"Primeira informação que é extremamente importante é romper com o estigma do gambá. Todos têm a impressão de que é um animal com mau cheiro, agressivo e não é assim. O que nós temos aqui é um marsupial que tem como característica a docilidade, não é um animal agressivo, além de ter uma função muito importante, por se alimentar de aranhas e escorpiões, por exemplo", explicou.

O comandante explica que, caso um gambá apareça no quintal da sua casa, não é necessário acionar a Polícia Ambiental. Apenas quando houver algum tipo de risco.

Nesse período de reprodução dos gambás, o Instituto Água e Terra faz um alerta. Segundo dados do órgão, somente em setembro 95 gambás, 90 deles filhotes, foram resgatados pelo órgão no litoral do Paraná, disse a bióloga do IAT, à Agência Estadual de Notícias, Fernanda Felisbino.

"Os gambás também se alimentam de animais peçonhentos como cobras, escorpiões e carrapatos, que podem transmitir zoonoses aos seres humanos, como a febre maculosa, por exemplo", afirmou.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo