Geral G1

Produção de flores no Paraná tem alta de 100% no primeiro semestre de 2021, aponta Deral

Por Da Redação

26/09/2021 às 07:36:06 - Atualizado há
Aumento é na comparação com o mesmo período do ano anterior; para profissionais do setor, expectativa é que liberação de eventos aumente número de vendas. Primavera anima produtores de flores na maior cidade produtora de rosas do Paraná

Um levantamento do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) apontou alta de 100% na produção de flores no estado no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros seis meses de 2021, foram produzidas 537,8 toneladas de flores em terras paranaenses.

Para profissionais do setor, a expectativa é que os números sigam a tendência de alta. Isso porque eles esperam que as vendas de flores aumentem com a retomada dos eventos em todo o Paraná após a diminuição no número de casos ativos e mortes pela Covid-19.

As consequências da pandemia atingiram o setor de eventos, que é o maior comprador de flores. Por isso, muitos produtores, entre eles a Ana e o Ilton Carlos Sgobero, tiveram que conter os gastos para encontrar uma saída no período.

Os dois economizaram nos gastos após sentirem no bolso os impactos.

"A gente vendia para eventos, né? E os eventos ficaram restritivos. Então diminuiu muito para quem entregar e a gente perdeu muita rosa mesmo nos pés ou na geladeira porque ela é um material que tem poucos dias e não tinha pra quem vender", relembrou.

Expectativa é de aumento das vendas com a volta dos eventos

Reprodução/RPC

A queda nas vendas foi de 70% e ao mesmo tempo, os custos subiram. Segundo Ilton, que é produtor rural, uma das altas foi no preço da rede que protege as rosas. O produto disparou nos últimos meses por conta da alta do petróleo.

"Só essa parte da redinha nós tivemos um custo aí de trezentos por cento de aumento. A gasolina subiu, o empregado não deu para dispensar, então, quer dizer: foi grande. Como foi falado, o prejuízo não foi pequeno", contou.

O prejuízo atrapalhou também os planos de Ilton de expandir os canteiros com a construção de mais uma estufa, a quinta, na propriedade que fica no município de Mandaguaçu. Os planos ficaram guardados para quando o mercado reaquecer.

Esperança

O reaquecimento do mercado e a retomada das vendas também é o desejo do produtor rural Fábio Massato Yassunaka. Ele produz folhagens ornamentais, como aspargo, tango, samambaia e hera.

Na propriedade da família em Mariaval, são quatro hectares e para manter a estrutura, durante a pandemia, foi necessário vender alguns bens.

Ele contou que não quebrou no período por causa da hidroponia. A produção de hortaliças garantiu pelo menos os custos da propriedade, que também aumentaram muito, principalmente com a energia elétrica.

Com as folhagens, o faturamento foi de apenas 10% do que faturava antes da pandemia, segundo o produtor. Mesmo assim, ele não desistiu e procurou tirar lições positivas de tudo o que passou.

"O psicológico da gente também foi muito atacado, porque até quando ia se desenrolar isso aí. Hoje, graças a Deus, está voltando devagarzinho e foi um aprendizado. Foi um aprendizado porque a gente aprende muito mais nessas épocas do que em épocas normais, né?", ressaltou.

Rosa: a flor que mais movimentou valores

Dados da Ceasa do Paraná mostram que entre as 30 espécies de flores mais comercializadas nas centrais no primeiro semestre desse ano, as rosas são as de maior peso, com 66,3% da participação nos valores envolvidos e 37,5% nas quantidades.

No estado, Maringá se destaca no cultivo da flor.

Aprenda a preparar as receitas do Caminhos do Campo

Veja mais notícias na página do Caminhos do Campo.
Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo