SaĂșde CoronavĂ­rus

Defensorias Públicas do Brasil querem dar apoio a vítimas da Covid-19

Por Cassandra Castro - Da Cenarium

13/08/2021 às 11:51:09 - Atualizado hĂĄ

BRASÍLIA (DF) – As Defensorias PĂșblicas do Brasil anunciaram, nesta semana, que devem alinhar estratégias para garantir assistĂȘncia dirigida a familiares de vĂ­timas de Covid-19 que morreram ou ficaram com sequelas devido ao uso do chamado "kit Covid".

A presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores PĂșblicos (Anadep), Rivana Ricarte, afirmou que todas as Defensorias sentiram o aumento de procura por atendimento de saĂșde, principalmente por parte de pessoas em situação de vulnerabilidade social, condição ainda mais acentuada devido à pandemia.

Rivana explica que as Defensorias PĂșblicas contam com organizações internas, como os nĂșcleos de saĂșde e de defesa do consumidor que atuam na linha de frente e repassam informações para a estrutura institucional da associação.

A pandemia do novo CoronavĂ­rus aumentou ainda mais a vulnerabilidade no PaĂ­s (Reprodução/MĂ­dia Ninja)


A defensora ressaltou que o Amazonas, epicentro da Covid-19 no inĂ­cio deste ano, tem agora a realidade dos familiares de vĂ­timas do CoronavĂ­rus discutida na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que apura a responsabilidade do governo no enfrentamento à pandemia. Os membros da Comissão destacaram a importância do trabalho dos defensores e defensoras em todo o PaĂ­s.

De acordo com relatórios enviados à CPI, apenas as vendas da ivermectina, da Vitamedic, saltaram de 24,6 milhões de comprimidos, em 2019, para 297,5 milhões, em 2020 (Jefferson Rudy/AgĂȘncia Senado)

A presidente da Associação entrou em contato com os colegas que são coordenadores das comissões temĂĄticas para verificar o que jĂĄ estava sendo feito de forma coordenada para auxiliar essas famĂ­lias. "Na segunda-feira, 16, iremos fazer uma reunião com os coordenadores dos nĂșcleos de saĂșde e de defesa do consumidor para ouvirmos, primeiro, cada realidade enfrentada nos locais de ação deles e a partir daĂ­, traçar o trabalho estratégico para garantir o direito dessas pessoas".

Medicamentos que são receitados no "Kit Covid" e que não tĂȘm eficĂĄcia comprovada (Dirceu Portugal/AgĂȘncia O Globo)


O coordenador da bancada amazonense no Congresso Nacional, Omar Aziz (PSD-AM), disse que vai formalizar uma solicitação junto à Defensoria PĂșblica do Estado do Amazonas (DPE-AM) para que seja dado inĂ­cio a processo de indenização a familiares de vĂ­timas da Covid-19, que foram orientados a fazer uso de medicamentos sem comprovação cientĂ­fica.

O defensor pĂșblico-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, enviou mensagem ao senador, em que confirmou ter tomado conhecimento da solicitação do parlamentar e afirmou que seria dado encaminhamento ao "defensor com atribuição para atuar na matéria". De acordo com a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores PĂșblicos, a ideia é realizar uma ação com esse olhar voltado para vĂ­timas que perderam seus familiares.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania