Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Violência Doméstica

Governo federal lança campanha Feminicídio Zero

Ao lançar campanha pelo fim do feminicĂ­dio no paĂ­s, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou o crescente nĂșmero de medidas protetivas expedidas em favor das mulheres vĂ­timas de violĂȘncia.


Foto: Portal Gov.br

Ao lançar campanha pelo fim do feminicĂ­dio no paĂ­s, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou o crescente nĂșmero de medidas protetivas expedidas em favor das mulheres vĂ­timas de violĂȘncia. A cada minuto, pelo menos uma medida protetiva Ă© concedida pela Justiça. Nos Ășltimos quatro anos, a mĂ©dia de medidas protetivas expedidas ficou em 500 mil por ano, sendo que em 2023 esse nĂșmero chegou a 634,7 mil.

A campanha "FeminicĂ­dio Zero- Nenhuma violĂȘncia contra a mulher" quer envolver toda a sociedade contra esse tipo de violĂȘncia.

"O crime de feminicĂ­dio Ă© um crime evitĂĄvel. Ele Ă© diferente dos outros crimes como homicĂ­dios, brigas de rua, por exemplo. Nós estamos querendo envolver toda a sociedade. Estamos fazendo articulações com vĂĄrias empresas, grupos de mulheres do Brasil, clubes de futebol, porque nós queremos falar com os homens. O espaço do esporte Ă© muito importante para que os clubes se mobilizem e passem mensagens para evitar a agressão e o abuso contra as mulheres, que são crimes", disse a ministra Cida Gonçalves, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

DenĂșncia

Nesta quarta-feira (7), data em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, a ministra convocou que as mulheres e a população denunciem os casos de violĂȘncia. As denĂșncias podem ser feitas ao Ligue 180, de forma anônima. A polĂ­cia Ă© acionada.

Pelo telefone, as mulheres podem ainda tirar dĂșvidas e receber orientação e informação. "Nós estamos preparadas para atender a todas as mulheres do paĂ­s", acrescentou. Em situação de emergĂȘncia, a orientação Ă© ligar para o nĂșmero 190, quando a polĂ­cia serĂĄ acionada.

"VocĂȘ que estĂĄ nos ouvindo, vocĂȘ que estĂĄ em casa tambĂ©m nos ajude. A sua fala, o seu posicionamento vai fazer com que a gente de fato acabe com a violĂȘncia contra as mulheres. Nós precisamos tambĂ©m dos homens. Nós precisamos que os homens digam para outros homens que a violĂȘncia contra a mulher Ă© crime", afirmou.

Neste mĂȘs, foi lançado o Agosto LilĂĄs, uma campanha de enfrentamento à violĂȘncia domĂ©stica contra a mulher.

* MatĂ©ria atualizada no dia 08 de agosto para correção do nĂșmero de medidas protetivas concedidas, conforme novas informações do MinistĂ©rio das Mulheres e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

AgĂȘncia Brasil

Feminicídio Violência Doméstica 18 Anos Da Lei Maria Da Penha Direitos Humanos Feminicídio Zero

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!