Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Requião Tenta Aliança com PSOL, mas Partido Decide por Candidatura Própria

Encontro com Andrea Caldas Não Resulta em Aliança; PSOL Reforça Compromisso com Candidatura Própria


Reprodução

Após o PDT decidir apoiar o deputado federal Luciano Ducci (PSB) na disputa pela Prefeitura de Curitiba, indicando o deputado estadual Goura como vice, o ex-governador Roberto Requião, pré-candidato pelo Mobiliza, buscou formar uma nova aliança com o PSOL. No entanto, seus esforços não tiveram sucesso.

Na última quarta-feira (24), Requião se reuniu com a professora Andrea Caldas, pré-candidata à prefeitura de Curitiba pela Federação PSOL-Rede, para discutir uma possível aliança. Requião convidou Andrea para ser sua vice na chapa, afirmando em suas redes sociais: "Conversa franca faz bons amigos. Hoje convidei a Andrea Caldas da Federação PSOL-Rede para construirmos juntos uma Curitiba bela, forte e justa."

Andrea Caldas confirmou ao portal Bem Paraná que a conversa abordou a possibilidade de uma aliança, mas ressaltou que a decisão final dependeria das bases do PSOL. "Vai depender das bases", disse ela. No entanto, na noite de quinta-feira (25), o Diretório Municipal do PSOL em Curitiba reafirmou a pré-candidatura de Andrea Caldas à prefeitura, com Letícia Faria como vice-prefeita. O PSOL optou por seguir um caminho autônomo, agradecendo o convite de Requião, mas mantendo seu compromisso com uma candidatura própria.

Requião lançou sua pré-candidatura em abril e vinha tentando formar alianças com várias forças políticas. Após dialogar com Beto Richa (PSDB) e o PDT, que optou por apoiar Luciano Ducci, Requião encontrou resistência em suas tentativas de aliança. A convenção municipal do Mobiliza está marcada para o próximo dia 3 de agosto.

O PSOL Curitiba enfatizou seu compromisso com pautas de esquerda centradas na classe trabalhadora, juventude, mulheres, população negra e LGBTQIA+. A pré-candidatura de Andrea Caldas e Letícia Faria reflete a luta do partido contra a extrema-direita e a promoção de um programa de governo inclusivo e progressista. O partido planeja uma grande convenção para unificar sua militância nas eleições e fortalecer a campanha por uma Curitiba mais justa e inclusiva?.

Roberto Requião PSOL Andrea Caldas Letícia Faria Mobiliza Luciano Ducci Goura eleição municipal Curitiba aliança política candidatura própria eleição 2024 pauta progressista

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!