Geral Paraná

Bebê de seis meses morre de coqueluche no Paraná

Um bebê de seis meses morreu de coqueluche, em Londrina, no norte pioneiro do Paraná.

Por Da Redação

25/07/2024 às 18:11:49 - Atualizado há

Um bebê de seis meses morreu de coqueluche, em Londrina, no norte pioneiro do Paraná. Essa é a primeira morte pela doença registrada nos últimos cinco anos. O último caso foi em Ponta Grossa, em 2019. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 25, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De janeiro a julho de 2024, foram confirmados 45 casos da doença, número 164% superior ao total de registros de 2023 (17). Segundo a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, a doença afeta com mais gravidade as crianças.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda respiratória altamente contagiosa. Os sintomas iniciais incluem mal-estar, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. A forma de prevenção mais eficaz é através da vacinação das gestantes, como explica o médico da Sociedade Brasileira de Pediatria Marco Safadi.

Diante do cenário alarmante, a Sesa informou que vai ampliar a cobertura vacinal de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, com foco especialmente em crianças e adolescentes. As vacinas Influenza, Pentavalente, DTP (que cobre a coqueluche), Pneumocócica 10 e Poliomielite seguem com baixa adesão no estado.

Reportagem: Paula Bulka Durães, com supervisão de Vanessa Fontanella, e Bárbara Hammes

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo