Economia Perdas

Perdas sem controle são as maiores vilãs de um negócio

As perdas, sejam elas de produtos, dinheiro ou tempo, são as maiores vilãs de um negócio, pois se não forem controladas, terão impacto direto nos resultados, comprometendo a lucratividade e até mesmo a sobrevivência.

Por BandNews

13/05/2024 às 13:56:46 - Atualizado há

As perdas, sejam elas de produtos, dinheiro ou tempo, são as maiores vilãs de um negócio, pois se não forem controladas, terão impacto direto nos resultados, comprometendo a lucratividade e até mesmo a sobrevivência. Por isso, a prevenção de perdas é essencial para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.

Eu fiz um levantamento e verifiquei que no caso do varejo em geral, as perdas representam, em média, algo em torno de 2% sobre o faturamento líquido. Já a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, a Abrappe, aponta que nos supermercados o índice de perdas é de 2,37%, caindo para 1,18% no setor de moda e na área farmacêutica, as perdas chegam a 1,13% do faturamento.  Acontece que em uma grande operação, esses percentuais podem somar alguns bilhões de reais.  

As perdas podem ocorrer por furto de consumidores ou mesmo de funcionários; pelo armazenamento incorreto; pelo transporte inadequado de mercadorias e até pelo roubo de cargas. 

Por isso, é fundamental implantar um bom plano de prevenção. Mas isso vai muito além do simples querer, é preciso ter vontade, a começar pela própria diretoria. Daí, os resultados, certamente, virão.

O primeiro passo para elaborar uma boa prevenção de perdas é entender sua importância e conscientizar as pessoas que trabalham na empresa sobre o tema. Depois disso, para seguir uma lógica de raciocínio e trazer as melhores soluções, é preciso dimensionar o tamanho dos prejuízos.

Essas métricas são importantes na hora de elaborar estratégias para reduzir os danos. A partir de então, é possível seguir alguns caminhos.

Em primeiro lugar, instalar câmeras de segurança, que ajudarão a identificar e deter furtos e fraudes. Já os alarmes podem ajudar a evitar invasões.

Outra parte essencial de qualquer programa de prevenção de perdas é o treinamento de funcionários visando identificar e prevenir prejuízos, bem como agir conforme as políticas e procedimentos da empresa.

Já a adoção de sistemas de controle de estoque e inventário ajudarão a monitorar o movimento de produtos e a identificar possíveis perdas.

Por fim, é inadmissível gerenciar perdas com base em achismos. Por isso, uma medição profissional e eficiente das perdas corporativas orientará as empresas a uma gestão de ações que melhorem a margem de lucro.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania