As perdas, sejam elas de produtos, dinheiro ou tempo, são as maiores vilãs de um negócio, pois se não forem controladas, terão impacto direto nos resultados, comprometendo a lucratividade e até mesmo a sobrevivência.
As perdas, sejam elas de produtos, dinheiro ou tempo, são as maiores vilãs de um negócio, pois se não forem controladas, terão impacto direto nos resultados, comprometendo a lucratividade e até mesmo a sobrevivência. Por isso, a prevenção de perdas é essencial para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação.
Eu fiz um levantamento e verifiquei que no caso do varejo em geral, as perdas representam, em média, algo em torno de 2% sobre o faturamento líquido. Já a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, a Abrappe, aponta que nos supermercados o índice de perdas é de 2,37%, caindo para 1,18% no setor de moda e na área farmacêutica, as perdas chegam a 1,13% do faturamento. Acontece que em uma grande operação, esses percentuais podem somar alguns bilhões de reais.
As perdas podem ocorrer por furto de consumidores ou mesmo de funcionários; pelo armazenamento incorreto; pelo transporte inadequado de mercadorias e até pelo roubo de cargas.
Por isso, é fundamental implantar um bom plano de prevenção. Mas isso vai muito além do simples querer, é preciso ter vontade, a começar pela própria diretoria. Daí, os resultados, certamente, virão.
O primeiro passo para elaborar uma boa prevenção de perdas é entender sua importância e conscientizar as pessoas que trabalham na empresa sobre o tema. Depois disso, para seguir uma lógica de raciocínio e trazer as melhores soluções, é preciso dimensionar o tamanho dos prejuízos.
Essas métricas são importantes na hora de elaborar estratégias para reduzir os danos. A partir de então, é possível seguir alguns caminhos.
Em primeiro lugar, instalar câmeras de segurança, que ajudarão a identificar e deter furtos e fraudes. Já os alarmes podem ajudar a evitar invasões.
Outra parte essencial de qualquer programa de prevenção de perdas é o treinamento de funcionários visando identificar e prevenir prejuízos, bem como agir conforme as políticas e procedimentos da empresa.
Já a adoção de sistemas de controle de estoque e inventário ajudarão a monitorar o movimento de produtos e a identificar possíveis perdas.
Por fim, é inadmissível gerenciar perdas com base em achismos. Por isso, uma medição profissional e eficiente das perdas corporativas orientará as empresas a uma gestão de ações que melhorem a margem de lucro.