PolĂ­tica Conselho Nacional de Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

Por Rádio Agência Nacional

16/04/2024 às 10:50:19 - Atualizado hĂĄ
Foto: A TARDE

O PlenĂĄrio do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juĂ­za federal Gabriela Hardt.

O CNJ apura irregularidades em decisões que autorizaram o repasse de mais de R$ 2 bilhões à PetrobrĂĄs, sem o devido processo legal, entre 2015 e 2019.

Segundo a Corregedoria Nacional de Justiça, foi encontrada uma gestão caótica no controle de valores de acordos de colaboração e de leniĂȘncia.

As medidas foram feitas pelo Ministério PĂșblico Federal e homologadas pela 13.ÂȘ Vara Federal de Curitiba.

HĂĄ indĂ­cios de violação reiterada dos deveres de transparĂȘncia, prudĂȘncia, imparcialidade e de diligĂȘncia dos cargos.

O ex-juiz e a magistrada não teriam, ainda, considerado o fato de que a empresa estava sob investigação por autoridades americanas desde novembro de 2014, por suspeitas de corrupção.

No caso de Moro, pesa também contra ele, indĂ­cios de atuação na magistratura com fins polĂ­tico-partidĂĄrios.

Além disso, o CNJ busca impedir que magistrados deixem a carreira para se livrar de eventuais punições administrativa e disciplinar.

O CNJ julga também magistrados do Tribunal Regional Federal da Quarta Região por descumprir decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Lava-Jato.

São eles: os desembargadores Loraci Flores de Lima e Carlos Eduardo Thompson Flores, e o juiz federal Danilo Pereira JĂșnior.

Justiça BrasĂ­lia 16/04/2024 - 09:34 Samia Mendes / PatrĂ­cia Serrão Renato Ribeiro CNJ terça-feira, 16 Abril, 2024 - 09:34 1:29
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo