Litoral Cidades

Inauguração do "Monumento da Bíblia Sagrada" fomentará o turismo religioso, diz prefeitura de Paranaguá

Slide anteriorPróximo slide 1/3 2/3 Bíblia Sagrada tem 3.

Por Da Redação

12/04/2024 às 19:19:30 - Atualizado há
  • 1/3
  • Biblia aeroparque – Foto – Mari Eduarda Soriani (3) 2/3 Bíblia Sagrada tem 3.5 metros de altura e 5,5 de largura. Foto: Maria Eduarda soriani
  • Biblia aeroparque – Foto – Mari Eduarda Soriani (4) 3/3 "O monumento foi construído com muito amor e carinho”, disse Roque. Foto: Maria Eduarda soriani

Fé, devoção e a união de diferentes grupos religiosos marcaram a noite da última quarta-feira (10), em Paranaguá, durante a inauguração do "Monumento da Bíblia Sagrada", que ocorreu no Aeroparque – nas margens da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. Em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo e de Obras Públicas, o evento contou com a participação da comunidade e de autoridades locais.

Com 3,5 metros de altura e 5,5 de largura, o livro sagrado – o qual foi orçado em R$138 mil – é considerado o maior do Paraná e um dos maiores do Brasil. Além disso, o local de instalação da obra de arte será o ponto principal para os fiéis que participam, todos os anos, da Marcha para Jesus – maior evento cristão do litoral paranaense. 

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo do município, Maria Ângela Plahtyn Torres, o monumento – além de ser mais um lugar para os moradores de Paranaguá frequentarem – também fomentará o turismo religioso na região. "É um lugar tão privilegiado e, estrategicamente, pensado para a visitação de turistas. Esse tipo de obra vem para agregar e trazer o turismo religioso. Com certeza, vai garantir que as pessoas tenham mais um atrativo", disse a secretária.


UNIÃO DE DIFERENTES DENOMINAÇÕES


Quem também esteve presente na cerimônia de inauguração foi o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, o qual incluiu – em seu discurso – outras denominações cristãs, destacando a união entre elas com a criação do novo espaço.

"A construção deste monumento simboliza a religião levada a sério, tanto a católica quanto a evangélica, todas falando de Deus. Esse monumento é digno de quase 100% da população de Paranaguá. Porque o budismo, o islamismo, o cristianismo têm o seu livro sagrado. A Bíblia é o livro da grande religião do cristianismo, que é composto pela igreja católica e evangélica. Então, esse símbolo, aqui, agrega todas essas religiões", explicou.

Já o pastor da Comunidade Apostólica Novo Tempo, Marcos Antônio Santos Luz, comentou sobre a relevância do símbolo cristão, evidenciando a transformação da humanidade. "Estamos estabelecendo um livro, que é muito importante para a população. Um livro muito vendido no mundo e que tem transformado vidas e famílias. É para o bem da nossa cidade", declarou o líder religioso, que também é presidente da Associação de Pastores de Paranaguá.


EVENTOS CRISTÃOS E AUTOR DA OBRA RELIGIOSA


No decorrer da solenidade, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), aproveitou para citar alguns eventos religiosos da cidade. Ele também reforçou que o local atrairá muitos turistas. "Foi construído com muito amor e carinho. Com certeza, será um ponto turístico. Temos o Congresso de Missões, a festa da Padroeira do Estado do Paraná, que é a Nossa Senhora do Rocio, e – agora – construímos este ponto, justamente, para que as pessoas também possam fazer as suas orações", relatou Roque.

Vale destacar que o responsável pela construção do monumento bíblico é o artista plástico, escultor e entalhador Marcos Piantá. Nascido no Rio Grande do Sul, ele adotou Paranaguá – como a sua cidade do coração – no começo dos anos 90. De lá para cá, Marcos passou a trabalhar com a cultura caiçara, produzindo obras que retratam as crenças e o cotidiano parnanguara.

"Eu cheguei a Paranaguá em 1993. Como sou gaúcho, levei bastante tempo para absorver a cultura daqui. Hoje, posso dizer – com firmeza – que absorvi e que entendo um pouco, é claro", disse o artista.

Sobre a construção do "Monumento Bíblia Sagrada", Piantá afirmou que ficou com um certo medo diante de tamanha responsabilidade. Conforme ele, poderia ser escrita uma outra obra a respeito dos desafios enfrentados durante a execução do projeto.

"Daria para escrever um livro sobre os desafios. Uma obra desta magnitude – representando a bíblia sagrada – confesso que fiquei um pouco receoso quando me apresentaram. Na mesma noite em que o prefeito me mostrou o que ele queria, eu já produzi um esboço. Então, só posso dizer o seguinte: Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos", detalhou.

Para produzir a Bíblia Sagrada, Marcos contou com ajuda de, aproximadamente, 80 pessoas. Ainda conforme ele, é a primeira vez que realiza uma obra de grande proporção, a qual durou mais de quatro meses.

"Nunca fiz deste tamanho. Já produzi obras grandes, mas como esta, proporcionalmente falando, não. Eu jamais conseguiria fazê-la sozinho. Foram quatro meses e meio. Várias pessoas foram envolvidas neste projeto. Tivemos artistas e outros profissionais", finalizou Marcos Piantá.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo