Litoral Cidades

Drones na agricultura: Guaratuba lidera com inovação em pulverização de bananais

*Com informações da Prefeitura de Guaratuba Na última quinta-feira (11), uma reunião ocorreu na Subprefeitura Regional do Cubatão em Guaratuba, reunindo produtores rurais e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Por Da Redação

12/04/2024 às 00:14:44 - Atualizado há

*Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Na última quinta-feira (11), uma reunião ocorreu na Subprefeitura Regional do Cubatão em Guaratuba, reunindo produtores rurais e técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O encontro teve como foco as normativas e práticas recomendadas para o uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas na bananicultura, um dos pilares econômicos de Guaratuba, líder na produção de bananas no Paraná.

O encontro teve como foco as normativas e práticas recomendadas para o uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas na bananicultura. Foto: Prefeitura de Guaratuba

Desde 2020, os drones transformaram o modo como os bananicultores locais cuidam de suas culturas, especialmente na região do Cubatão. Os primeiros drones introduzidos eram limitados em capacidade, mas os modelos atuais se equiparam aos aviões em termos de volume de pulverização, com a vantagem adicional de minimizar a deriva — o deslocamento das gotículas de defensivo, garantindo aplicação mais precisa e segura.

Elaine Stolf, uma das produtoras rurais e usuária da tecnologia, destacou as vantagens significativas dos drones. "O tratamento foliar se torna mais preciso e utiliza menor quantidade de produto comparado ao trator. Isso não só economiza recursos como reduz a presença de produtos no ar, atingindo diretamente o alvo", disse.

A preocupação com o meio ambiente também está na pauta. “A tecnologia assegura que o agrotóxico atinja a cultura de forma direcionada, evitando a contaminação de áreas adjacentes como córregos, residências e estradas, desde que a aplicação siga a legislação em vigor“, afirmou Stolf.

Durante a reunião, os técnicos da Adapar elucidaram as exigências legais para o uso de drones, incluindo registros necessários junto à ANAC, Ministério da Agricultura, Ibama, Adapar e Anatel. Também foi enfatizado a importância de cursos de capacitação para proprietários e pilotos de drones, bem como a elaboração de relatórios detalhados e as devidas habilitações.

Drone na Bananicultura
Os drones atuais se equiparam aos aviões em termos de volume de pulverização, com a vantagem adicional de minimizar a deriva — o deslocamento das gotículas de defensivo, garantindo aplicação mais precisa e segura. Foto: Divulgação/Emater

Produção de banana

Em 2022, Guaratuba produziu 58,5 mil toneladas de bananas, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral), com expectativa de novos dados serem liberados em junho de 2024. São mais de 3,3 mil hectares plantados, garantindo renda e trabalho para mais de 350 famílias locais. Os dados de 2021 demonstravam que o cultivo realizado pelo comércio na região rende aproximadamente R$ 60 milhões anuais, segundo números da Secretaria de Demandas Rurais do Município e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB) do Paraná.

image-17
São mais de 3,3 mil hectares plantados, garantindo renda e trabalho para mais de 350 famílias locais. Foto: Gilson Abreu/AEN

Segundo Elaine Corrêa, engenheira agrônoma da Associação Pró-Agricultura Sustentável de Guaratuba (APASG), da qual participam 70 produtores de banana prata e caturra. "Aproximadamente 80% das frutas colhidas vão para atacadistas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso. Esses são nossos principais consumidores", explica a engenheira.

De acordo com informações da Secretaria Especial para Demandas da Área Rural de Guaratuba, o restante da produção vai para a Central de Abastecimento do Paraná, a CEASA e aos programas governamentais de alimentação escolar dentro do município, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo