Geral

Problemas respiratórios em crianças aumentam entre março e abril

Em Curitiba, o registro de crianças e adolescentes com sintomas respiratórios teve um aumento expressivo entre fevereiro e abril.

Por Da Redação

10/04/2024 às 18:00:57 - Atualizado há

Em Curitiba, o registro de crianças e adolescentes com sintomas respiratórios teve um aumento expressivo entre fevereiro e abril. No Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, o atendimento nos serviços de emergência aumentou de 30, em fevereiro, para 3 mil, nos primeiros 8 dias de abril.

Veja mais:

Isso acontece devido à mudança de temperaturas no outono, quando há maior incidência de doenças alérgicas e respiratórias. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), casos de gripe, resfriado, otite, sinusite e pneumonia são comuns nesta época do ano.

A pediatra Simone Borges da Silveira explica que, desta vez, os registros das doenças respiratórias começaram mais cedo devido ao calor excessivo.

Para otimizar o atendimento de pacientes com quadros mais graves, a especialista orienta os pais ou responsáveis a procurar a emergência em casos de febre ou tosse persistente.

Mesmo que não seja possível prevenir algumas contaminações, certas atitudes podem ser tomadas para reduzir os riscos. Entre elas, lavar as mãos, manter o organismo hidratado, controlar a umidade relativa do ar e garantir que a carteira de vacinação esteja sempre atualizada.

As doenças respiratórias, em geral, são causadas por vírus que entram pelas vias respiratórias, transmitidos pelo ar ou levados pelas mãos ao nariz, boca e olhos. Depois de achar uma porta de entrada, os micro-organismos entram na mucosa e descem rumo aos pulmões, se alojando em diferentes pontos do sistema respiratório.

Reportagem: Mirian Villa

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo