Litoral Cidades

Quase 300 residências permanecem sem luz devido às chuvas de terça (13) no Litoral

Na última terça-feira (13), o Litoral enfrentou condições climáticas adversas, com chuvas intensas e ventos fortes, resultando em diversos transtornos para a população local.

Por Da Redação

14/02/2024 às 15:12:53 - Atualizado há

Os problemas decorrentes das fortes chuvas mobilizaram o Corpo de Bombeiros, que atendeu a duas ocorrências de quedas de árvores em Guaratuba e dois casos semelhantes em Paranaguá. Além disso, aproximadamente 200 residências foram destelhadas em Guaratuba, resultando em uma demanda significativa por lonas, sendo distribuídos três rolos até o momento. Os atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros ainda estão sendo contabilizados.

Sem luz

Em Paranaguá, 39 domicílios estão sem energia ainda nesta quarta, em Matinhos são 36 e em Guaratuba são 213. Foto: Corpo de Bombeiros

A situação também afetou o fornecimento de energia elétrica, com a Copel reportando desligamentos em alguns municípios. Em Paranaguá, 39 domicílios estão sem energia ainda nesta quarta, em Matinhos são 36 e em Guaratuba são 213.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, explica que a ocorrência das tempestades se deu devido ao avanço de uma frente fria na altura do sul do país. "Ontem nós tivemos um avanço de uma frente fria na altura do sul do país e esse sistema contribuiu para a ocorrência de tempestades em vários setores. Nas praias, a chuva foi mais expressiva, inclusive, as rajadas de vento superaram os 60 km por hora em algumas cidades", diz.

Mudança brusca

Enquanto na terça as temperaturas nas cidades da região ultrapassaram os 40ºC, com municípios registrando sensações térmicas acima de 54ºC, esta quarta trouxe uma mudança radical, com a presença de nebulosidade e chuvas, resultando em um aquecimento pouco expressivo. As máximas previstas para as praias giram em torno dos 26°C, e para quinta (15) e sexta-feira (16), espera-se temperaturas mais amenas em todo o estado, sem ultrapassar os 30°C na maioria das cidades.

"Nas praias, a presença de nebulosidade deve persistir, mantendo as temperaturas amenas", explica Samuel Braun.

*Luíza Rampelotti e Flávia Barros

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo