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Pedágio no Paraná: contratos de lotes 1 e 2 são assinados em Brasília

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou o marco histórico para a infraestrutura do estado durante a assinatura dos contratos dos lotes 1 e 2 das novas concessões rodoviárias com o novo pedágio no Paraná.

Por Da Redação

30/01/2024 às 18:44:20 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou o marco histórico para a infraestrutura do estado durante a assinatura dos contratos dos lotes 1 e 2 das novas concessões rodoviárias com o novo pedágio no Paraná.

O evento, realizado no Palácio do Planalto, formalizou a transferência de 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais às concessionárias vencedoras dos leilões.

"Quando assumi o governo, em 2019, dei início a um planejamento de transformar o Paraná na central logística da América do Sul", destaca o governador. "A nossa posição estratégica nos coloca em uma condição muito favorável à atração de novos investimentos. Nosso maior desafio eram as rodovias, porque as concessões feitas em 1997 não foram boas. Tinham tarifas altas e poucas obras, que se juntaram a escândalos de corrupção e a uma série de problemas", complementa.

Os lotes 1 e 2, dos seis previstos para serem concedidos à iniciativa privada, foram leiloados no ano passado. Eles abrangem 1,1 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, com um investimento estimado em R$ 30,4 bilhões ao longo de 30 anos, incluindo a duplicação de cerca de 700 quilômetros. O objetivo é aumentar a capacidade de carga, garantir segurança aos usuários e fortalecer a infraestrutura do Brasil.

Pedágio no Paraná: lotes 1 e 2 têm contratos assinados

O modelo adotado, resultado da colaboração entre o Governo do Estado e o governo federal, servirá de referência para futuras concessões rodoviárias no país. Ratinho Junior destacou a combinação de rodovias estaduais e federais nos lotes, visando atrair investidores nacionais e internacionais.

"O projeto que apresentamos vai colaborar com as novas concessões que o Brasil vai fazer, porque é um modelo vitorioso, tanto pelo volume de obras que colocamos no contrato, como no preço", assegura Ratinho Junior. 

"Os paranaenses passarão a pagar em média 50% a menos do que se pagava no passado, isso com rodovias novas, duplicadas e muitas obras", completou o governador.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, elogiou o diálogo entre os governos estadual e federal na elaboração do projeto. Ele enfatizou a mudança de paradigma nas licitações, priorizando a menor tarifa em vez da maior outorga, para garantir um padrão de qualidade e serviço à população.

Lotes 1 e 2 incluem mais de 1,1 mil km

O lote 1 do novo pedágio no Paraná inclui trechos de rodovias que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais, totalizando 473 quilômetros. A concessionária Via Araucária ofereceu um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado.

Já o lote 2 abrange 605 quilômetros de rodovias que atravessam Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro, com a concessionária EPR Litoral Pioneiro oferecendo um desconto de 0,08% em relação ao valor da tarifa de referência do edital.

Fonte: Massa News
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