Geral Inteligência artificial

Nova ferramenta de IA pode forjar a caligrafia de um usuário instantaneamente

Por Isto É

17/01/2024 às 04:26:41 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Cientistas da computação no Oriente Médio patentearam recentemente um programa de inteligência artificial que pode imitar com sucesso a escrita humana em um nível indistinguível.

O maior avanço em Dubai – distinguindo resultados de modelos anteriores – foi fazer conexões para distância física entre texto em uma imagem.

"Para imitar o estilo de caligrafia de alguém, queremos olhar o texto inteiro", disse o pesquisador Fahad Khan, que disse que havia um foco em como os escritores conectavam as letras e espaçavam as palavras.

"Queríamos saber se você deu a um modelo algumas amostras da caligrafia de alguém, se o modelo poderia aprender sobre o estilo dessa pessoa e então escrever qualquer coisa no estilo de caligrafia dessa pessoa", explicou o pesquisador Hisham Cholakkal, da Universidade Mohamed bin Zayed. de Inteligência Artificial em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Para obter resultados inovadores, a equipe usou uma rede neural computacional conhecida como "transformadores de visão". Essencialmente, a rede é um analisador de dados comparativamente fácil de treinar, usado para ler informações em imagens de pequeno ou médio porte, de acordo com a Universidade Cornell .

Eles descobriram que quando um estilo de geração de imagem de texto manuscrito (HWT) foi mostrado a 100 indivíduos em comparação com outros estilos de escrita gerados por

computador, o primeiro foi o estilo preferido para capturar com precisão a escrita de uma pessoa em 81% das vezes.

"Eles não conseguiam distinguir a caligrafia imitada da caligrafia real, e foi gratificante ver esse tipo de validação do desempenho", disse o pesquisador Salman Khan.

No entanto, o pesquisador da equipe de caligrafia, Rao Muhammad Anwer, está bem ciente de que a invenção, fluente em inglês, com a esperança de treinar potencialmente para o árabe mais complicado, oferece potencial para causar danos.

"Somos muito cautelosos sobre isso porque pode ser mal utilizado ", disse ele. "A caligrafia representa a identidade de uma pessoa, por isso estamos pensando cuidadosamente sobre isso antes de implantá-la."

O avanço surge num momento em que os especialistas, incluindo a equipa de investigação do Médio Oriente, reconhecem o poder assustador e potencialmente nefasto que a IA tem para imitar as pessoas.

Isso foi feito replicando vozes – os trabalhadores de IA dizem que são necessários apenas alguns segundos – ou manipulando imagens por meio de IA generativa ou deepfakes.

Essas táticas foram vinculadas a pedidos de resgate cibernético que os pais pensam serem de seus filhos em dificuldades e de alunos de uma escola secundária de Nova Jersey que usaram IA para criar fotos falsas nuas de colegas de classe.

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo