Geral Serviço aeromédico

4 mil atendimentos são feitos pelo serviço aeromédico do Paraná

Por BandNews

16/01/2024 às 10:20:47 - Atualizado há

Mais de 4 mil atendimentos foram feitos pelo serviço aeromédico do Paraná em 2023. O número é 16% maior que o registrado no ano anterior e marca um recorde do serviço desde a sua implantação, há 16 anos. Entre as atividades desempenhadas estão atendimentos a vítimas de acidentes, casos de emergência clínica, como infarto e AVC, de recém-nascidos que precisam de UTIs, além de transporte de órgãos para transplante.

Um dos paranaenses atendidos foi Pedro Paulo Franzoni, mecânico que mora em Sertaneja. Ele sofreu um ataque cardíaco e foi transferido para o Hospital Universitário de Londrina, a cerca de 80 km, por uma das aeronaves do serviço.

A importância do serviço também é reconhecida pela Lucilene Caetano Gomes. Em novembro do ano passado, a sogra dela teve ferimentos graves após ser atacada por um animal e precisou de agilidade no recebimento de sangue.

O serviço é operado pelo Sistema Estadual de Regulação de Urgência e conta com seis helicópteros e um avião, estrategicamente distribuídos em cinco bases para garantir cobertura de 100% do estado. Eles ficam em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa e são responsáveis por uma área de atendimento de 250 quilômetros do ponto de origem, com voos de até duas horas para que os trajetos de ida e volta possam ser feitos sem necessidade de reabastecimento. O secretário de estado de Saúde, Beto Preto, ressalta que o serviço é feito a partir da iniciativa de diferentes frentes, como Samu e Corpo de Bombeiros.

Todos os serviços aeromédicos do Paraná são financiados com recursos da Sesa. Por ano, o contrato das aeronaves prevê um investimento de até R$ 85,5 milhões.


Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo