Política Retrospectiva 2023

Retrospectiva 2023: Lula visitou mais de 20 países em viagens oficiais

Por Rádio Agência Nacional

29/12/2023 às 08:52:40 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Com passagem por mais de 20 países, em 2023, o presidente Lula trouxe, na bagagem, acordos bilaterais, multilaterais, investimentos públicos e privados; e acordos de cooperação. Em última reunião sobre o balanço de governo, na semana passada, Lula disse que era preciso recuperar a imagem do Brasil, diante do mundo.

Somente no primeiro semestre deste ano, as visitas ao redor do mundo resultaram em investimentos que passam dos R$ 100 bilhões.

No começo de dezembro, o Brasil assumiu a presidência do G-20 e as agendas do bloco já começaram, na capital brasileira. Também este mês, Lula recebeu líderes do Mercosul, no Rio de Janeiro. Em agosto, esteve com líderes na Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará, que também vai ser sede da COP 30, em 2025.

Na maior parte dos discursos do Presidente Lula, a pauta das mudanças climáticas e a cobrança por medidas mais eficazes. Na Cúpula da Amazônia, o presidente discutiu o futuro do planeta, principalmente dos países da Floresta Amazônica. Para Lula, a ocasião serviu para que os povos da floresta falassem por si, ao mundo.

As mudanças climáticas também foram citadas por Lula, na assembleia geral da ONU, em setembro. Diante do mundo, em Nova Iorque, o presidente brasileiro cobrou o compromisso de países no financiamento de ações pelo clima.

Na mesma ocasião Lula criticou o Conselho de Segurança das Nações Unidas e insistiu em defender a mudança na chamada "governança global", como forma de que os países cumpram os acordos internacionais.

Em outubro, O Brasil presidiu o Conselho de Segurança da ONU e chegou a apresentar um projeto de resolução para o conflito na Faixa de Gaza. Mas a proposta foi vetada pelos Estados Unidos: mais um motivo para a crítica do governo às atuais regras do comitê. Representante do Brasil no Conselho de Segurança, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez duras críticas à demora pelo fim do conflito entre Israel e o grupo Hamas, em reunião no fim de novembro.

Além da Cúpula do Mercosul, reunião da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, G-20 e G-77 o Brasil também participou do encontro das sete maiores economias do mundo, o G-7. Após o encontro do BRICS, em agosto, na África do Sul, Lula reforçou a importância do multilateralismo e disse que, com a chegada de mais seis membros ao bloco econômico, o BRICS ficou mais forte que o G-7.

Geral Brasília 29/12/2023 - 08:08 Sayonara Moreno- Repórter da Rádio Nacional Retrospectiva 2023 sexta-feira, 29 Dezembro, 2023 - 08:08 4:07
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo