Geral Umuarama

Umuarama: Operação da Vigilância Ambiental contra escorpiões é iniciada em todos os bairros

A Vigilância em Saúde Ambiental iniciou nesta terça-feira (19) uma megaoperação para combater a proliferação de escorpiões na cidade.

Por Da Redação

19/12/2023 às 19:39:23 - Atualizado há

A Vigilância em Saúde Ambiental iniciou nesta terça-feira (19) uma megaoperação para combater a proliferação de escorpiões na cidade. A onda de calor é ideal para o aparecimento deste aracnídeo, que pode até matar. A boa notícia é que é possível prevenir acidentes e é exatamente este o foco da campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama.

Todas as regiões da cidade vão passar por uma varredura feita por três agentes especializados em animais peçonhentos.

"Tivemos um acidente com um escorpião-amarelo na região da unidade de saúde Bem-Estar. E nesta terça foram capturados outros espécimes na Zona V, no Parque Dom Pedro II, no Parque das Nações, no Jardim Interlagos, no Jardim Janina, no Parque das Jabuticabeiras e no Guarani", relata Rafaella Guedes de Lívio Naves, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental.

Ela relata que os escorpiões preferem locais quentes e úmidos e necessitam de quatro elementos para sobreviver, em qualquer terreno: alimento, água, abrigo e acesso.

"Muita gente não sabe, mas o escorpião se alimenta de barata (entre outros). Ou seja, se houver lixo, vai haver barata e esse inseto vai atrair os escorpiões", detalha.

Em apenas uma manhã, após a realização de buscas, os agentes capturaram dois escorpiões-pretos (Tityus bahiensis), dois escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) e mais um escorpião-amarelo-do-nordeste (Tityus stigmurus).

"A população deve tomar os cuidados preventivos e algumas atitudes são importantes para mantê-los afastados das residências, como não acumular lixo e entulhos nos quintais e jardins, eliminar baratas e outros insetos que possam ser alimento para o escorpião e tapar buracos e frestas de paredes e portas, por exemplo", indica.

Rafaella esclarece que a picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local afetado que dura de algumas horas até dois dias.

"Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, espasmo muscular e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, havendo risco de vida", alerta.

A maioria dos acidentes não necessita o uso do soro, que é indicado após avaliação médica. "Em caso de picada de escorpião os primeiros socorros são lavar o local da picada com água e sabão, manter o local da picada voltado para cima, não cortar, furar ou apertar o local da picada, beber bastante água e dirigir-se, imediatamente, ao serviço de saúde mais próximo. Para mais informações ou dúvidas é possível entrar em contato com a Vigilância pelo telefone (44) 3639-1930", recomenda.

(Com informações PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania