Grande Curitiba Trânsito

Curitiba testa sensores automáticos em cruzamento de linha férrea

Por BandNews

04/08/2021 às 11:21:32 - Atualizado há
Foto: Levy Ferreira/SMCS

Curitiba pode ter sensores automáticos instalados em cruzamentos com linhas férreas. Nesta semana, a Superintendência de Trânsito (Setran), em parceria com a Rumo e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), deu início aos testes do projeto "PN Sensoreada". São sensores instalados nas proximidades dos cruzamentos rodoferroviários que identificam a aproximação do trem e acionam o semáforo instalado para motoristas no cruzamento com a ferrovia. Neste mês de agosto, o equipamento ficará em fase de testes supervisionados, ou seja, o equipamento não irá ficar ativo 24 horas por dia.

A "PN Sensoreada" consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem.

Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento, os sinais são captados pelo equipamento e acionam o semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia. A previsão é que os resultados conclusivos da tecnologia sejam apresentados no primeiro semestre de 2022.

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo