Geral destaque-editoria

TIM completa 25 anos atendendo 100% dos municípios brasileiros

Hoje eu falo do Rio de Janeiro onde eu vim participar de um evento da empresa de telecomunicações TIM, que está completando, este ano, 25 anos no Brasil.

Por Da Redação

08/12/2023 às 15:00:55 - Atualizado há

Hoje eu falo do Rio de Janeiro onde eu vim participar de um evento da empresa de telecomunicações TIM, que está completando, este ano, 25 anos no Brasil. E o resultado dessas duas décadas e meia no País é marcado pela cobertura da tecnologia 4G em todos os municípios brasileiros e um avanço significativo no 5G. Falando à imprensa nacional, o CEO da companhia, Alberto Mario Griselli, destacou que a TIM é a única operadora do País que chegou a 100% dos municípios brasileiros, o que considera um marco muito importante.

Eu conversei com o vice-presidente de Tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, e ele me disse que a empresa tem uma responsabilidade muito grande com o Paraná, e em tudo o que faz, o estado é o primeiro a ser contemplado. Aliás, Curitiba foi a primeira cidade brasileira onde a TIM cobriu 100% dos bairros com a tecnologia 5G.

Segundo o executivo, Curitiba foi a capital onde ocorreu a migração mais rápida do Brasil do 4G para o 5G. E isso é muito importante, pois à medida que os clientes migram para o 5G melhora a sobrecarga da tecnologia 4G. E depois de realizar todo esse trabalho na capital paranaense, a TIM está implantando a mesma lógica no interior do Estado.

Atualmente, a TIM é líder de mercado no Paraná, com um market share de mais de 51%. O vice-presidente da operadora me contou que não para de investir em parcerias, em especial, na área do agronegócio, visando aumentar a conectividade das fazendas e contribuir para o aumento da competitividade do setor.

De acordo com Leonardo Capdeville, o agronegócio é um dos setores mais dinâmicos da economia e a TIM é a empresa líder na cobertura 4G no campo. Eu perguntei ao executivo de que forma estão sendo realizadas essas parcerias e ele me explicou que nas grandes propriedades, os produtores participam dos investimentos nas torres. Só para se ter uma ideia, para viabilizar uma torre que contempla um raio de cinco a dez quilômetros, são necessários recursos da ordem de R$ 500 mil a R$ 1 milhão.

Já no caso dos pequenos produtores rurais, essa parceria pode ser feita através da contratação de serviços ou por meio de bancos ou cooperativas que viabilizem a construção de torres.

Ainda como empresa líder na cobertura 4G no campo, a TIM oferece outras soluções inovadoras. Uma delas é o projeto conhecido como "Site Nômade", criado para fornecer conectividade 4G onde não há infraestrutura de antenas. O equipamento funciona em um semirreboque que pode ser levado para qualquer lugar. Versátil, o "Site Nômade" também é capaz de se adaptar a diferentes condições de terreno e estrutura.

Por fim, em relação ao 5G, o Paraná já conta com 18 cidades que dispõem dessa tecnologia.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo