Grande Curitiba Geral

Prefeitura de Campo Largo, Embrapa e IDR-PR iniciam o projeto de enxertia em Pinheiros

COM ASSESSORIAS – Inovação e melhoramento genético ao alcance dos agricultores e produtores rurais de Campo Largo.

Por Da Redação

27/11/2023 às 12:03:31 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

COM ASSESSORIAS – Inovação e melhoramento genético ao alcance dos agricultores e produtores rurais de Campo Largo. Esse foi o passo dado na última quarta-feira (22), no Horto Municipal, quando começou a ser executado o processo de enxertia em pinheiros. A prefeitura de Campo Largo, por meio da integração das Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária (SMAP) e Meio Ambiente (SMMA), e em parceria com a Embrapa Florestas e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), deu continuidade ao projeto de Projeto de Enxertia de Araucárias com a aplicação prática da técnica no município, em atuação conjunta para obter melhoramento sem afetar a preservação.

Servidores técnicos das duas pastas municipais participaram de um curso ministrado pela Embrapa, ensinando a técnica da enxertia dos pinheiros. A Embrapa, além do curso, cedeu o material de propagação e os enxertos vindos do Bosque Clonal da instituição para a enxertia e plantio no Horto Municipal de Campo Largo. O objetivo de desenvolver a técnica no município é buscar o desenvolvimento econômico do meio rural de Campo Largo, sem deixar de lado a característica ambiental sustentável.

Sendo assim, o primeiro processo de enxertia em pinheiro foi realizado pelo secretário da SMAP, Celso Vedam, junto com os servidores da pasta: Edson Blattmann, engenheiro agrônomo, Marcos Torezin e Ana Júlia Chakoski, estagiários de agronomia, Maria Aparecida da Silva, servidora do Horto Municipal, Taís Camila Dobrovolski, técnica florestal da SMMA, e também Rosemeri Metz, agrônoma extensionista do IDR-PR de Campo Largo.

O que é a enxertia? – É uma técnica que desenvolve uma nova planta a partir da união do tecido vegetal da mesma espécie, ou de outra espécie, e que funciona quando um broto de uma planta é inserido em um corte no galho de outra planta. Esta união é selada com uma fita até que o enxerto passe a funcionar com um galho de planta base. O objetivo se dá na aceleração no crescimento e produção, além de criar resistência a ambientes desfavoráveis, entre outros. Tal possibilidade, além de salvar plantas, é uma oportunidade de produtores rurais terem uma nova fonte de renda, gerando emprego e a oferta de alimento saudável.

No Horto Municipal já existe um espaço reservado para o Bosque Clonal de Araucárias Enxertadas, voltadopara plantio das mudas geneticamente modificadas para experimento, para conhecimento dos produtores rurais do município, e ainda para disponibilizar material para cursos a serem ministrados aos produtores locais. Servirá de banco de material genético nativo – e de variedades selecionadas -, ampliando a manutenção da espécie símbolo do nosso Estado, como uma área demonstrativa para motivar o cultivo do pinheiro enxertado e a diversificação da propriedade rural.

Pinheiro mais baixo e menos tempo para colheita – Uma Araucária normal leva, normalmente, de 12 a 15 anos para produzir o pinhão. A Embrapa Florestal desenvolveu um protocolo de enxertia onde o pinheiro enxertado levará de 5 a 7 anos para produzir o pinhão, e numa altura baixa, de 2m a 5m, o que facilita a colheita do fruto.

Celso Vedam, secretário municipal de Agricultura e Pecuária, resumiu a motivação da nova técnica: "Trata-se de uma nova ramificação de possibilidades. Esta técnica aumenta a produtividade de um pinhão de excelente qualidade, viabilizando o cultivo em larga escala e a celeridade na comercialização. Isso significa uma oportunidade para que produtores rurais tenham uma nova fonte de renda, gerando emprego, oferta de alimento saudável, além de estímulo ao Turismo Rural, pois com uma área de grande concentração de árvores, abre-se mais esta perspectiva".

Para saber mais sobre a técnica entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária no telefone (41) 3292-6470.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo