Geral Destaque do Dia

Outubro registra 162 pedidos de recuperações judiciais e tem recorde do ano, mostra Serasa Experian

• Este é o maior número de 2023 e corresponde a um aumento anual de 51,4%; • Micro e pequenas empresas lideraram o crescimento; • Pedidos de falência tiveram queda de 14,1% frente a 2022.

Por Da Redação

23/11/2023 às 07:26:35 - Atualizado há

• Este é o maior número de 2023 e corresponde a um aumento anual de 51,4%;

• Micro e pequenas empresas lideraram o crescimento;

• Pedidos de falência tiveram queda de 14,1% frente a 2022.

Segundo os dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, outubro de 2023 registrou o total de 162 requisições, representando um crescimento de 19,1% nos pedidos de recuperações judiciais em comparação ao mês anterior. Em relação a 2022, o aumento foi de 51,4%. Esse foi o número mais alto do ano até agora. A seguir, confira o gráfico com as informações mês a mês:

"O incremento nas solicitações de recuperações judiciais é reflexo do crescimento de organizações que se viram diante da iminência da insolvência devido à acumulação significativa de débitos vencidos. Para evitar essa conjuntura, as empresas devem buscar prontamente a reorganização de seus recursos financeiros, o que implica em negociações com os credores e na implementação de estratégias para ampliar a receita e cumprir com os compromissos financeiros. Adicionalmente, é observado que as micro e pequenas empresas desempenharam um papel proeminente nesse cenário de elevação", explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

Ainda segundo o levantamento, as "Micro e Pequenas" empresas puxaram a alta das recuperações judiciais (113), seguido das "Médias" (33) e "Grandes" companhias (16). Na visão por setores, "Serviços" foi responsável pelo maior volume das requisições. "Comércio" ficou em segundo lugar e, em sequência, estavam os setores "Primário" e "Indústria". Confira a seguir os números detalhados:

Queda de 14,1% nos pedidos de falências 

Foram registrados 61 pedidos de falências de companhias em outubro, redução de 15,3% em comparação com o mês anterior e de 14,1% em relação ao mesmo período de 2022. Na visão por porte, foi o de "Micro e Pequena Empresa" que teve a maior marcação (34), seguida por "Média Empresa" (16) e "Grande Empresa" (11). No recorte por setores, o "Primário" não marcou solicitações, já "Serviço" apontou 26, "Comércio" 19 e "Indústria" 16.

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Fonte: Biznews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo