Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Pesquisadores identificam "sotaques" em botos-cinza

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná identificou que os botos-cinza têm sotaques.


Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná identificou que os botos-cinza têm sotaques. O estudo de doutorado, feito no Centro de Estudos do Mar, no litoral do estado, analisa os sons emitidos pelos animais, que parecem assobios finos e constantes.

Veja mais:

Até o momento, o que se sabe é que o jeito de "falar" é determinado pela formação genética e pelo ambiente em que eles vivem. Por exemplo, aqueles que estão perto de Guaraqueçaba têm uma sonoridade diferente em relação aos que nadam perto do Porto de Paranaguá. A pesquisadora Camila Domit explica que os golfinhos realmente têm diálogos.

Estudos similares buscam identificar os sons emitidos por orcas como forma de comunicação social. Com a ajuda de drones e hidrofones, os pesquisadores do Centro de Estudos do Mar querem entender como as mudanças ambientais no litoral do Paraná impactam o comportamento dos animais.

A qualidade da água também impacta na comunicação, dependendo da profundidade, da salinidade, da turbidez e da temperatura do local.

Reportagem: Larissa Biscaia

BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-inf Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-2-sup Destaque-coluna-3-inf Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!