Entretenimento Últimas Notícias

Hip-hop cresce e se consolida como importante setor cultural

Por Rádio Agência Nacional

12/11/2023 às 05:43:35 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Da transição da arte marginal para um concorrido mercado criativo. O hip-hop cresce e se consolida como um importante setor cultural no país. No ano que se comemora 40 anos do movimento no Brasil, unindo os elementos do breake (a dança), DJ (a música), MC (a poesia) e o grafite (a arte visual), o hip-hop busca espaço no mercado e nas políticas públicas.

Durante o 3º Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), evento que ocorre até este domingo (12) em Belém, no Pará, o hip-hop conquistou um espaço relevante no evento. Foi incluído como setor criativo específico, junto com outros 15 segmentos, como teatro, dança, música, audiovisual e o circo, por exemplo.

O DJ Raffa Santoro, pioneiro do hip-hop no Distrito Federal, produz artistas em diversos estados do país. No MICBR ele busca vender seus serviços de produção musical e também promover artistas do seu selo musical. Para o DJ, o movimento ainda está engatinhando no mercado.

A consultora de negócios do MICBR, Udi Santos, de Salvador, afirma que a cultura hip-hop tem uma identidade própria, uma multilinguagem, que permite uma valorização do segmento.

Lembramos aqui, que o Ministério da Cultura lançou, em outubro, um edital para premiar 325 iniciativas da cultura hip-hop. O Prêmio Cultura Viva - Construção Nacional do Hip-Hop vai apoiar pessoas físicas, grupos ou coletivos e instituições, sem fins lucrativos, em um total de R$6 milhões. As inscrições vão até 11 de dezembro.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania