Geral UBS OURO BRANCO

Umuarama: Saúde da mulher é tema de palestra no encerramento da Campanha Outubro Rosa

A equipe da Estratégia de Saúde da Família do Ouro Branco realizou evento para encerramento da Campanha Outubro Rosa de 2023, com palestra da médica ginecologista e obstetra Ana Carolina Augusto, que abordou o tema 'Saúde da Mulher'.

Por Da Redação

31/10/2023 às 21:46:43 - Atualizado há

A equipe da Estratégia de Saúde da Família do Ouro Branco realizou evento para encerramento da Campanha Outubro Rosa de 2023, com palestra da médica ginecologista e obstetra Ana Carolina Augusto, que abordou o tema 'Saúde da Mulher'.

O encontro aconteceu no salão de festas da APP-Sindicato (no Jardim Kennedy), com diversas atividades especialmente planejadas para as mulheres. Para garantir um atendimento de qualidade às usuárias da unidade de saúde Ouro Branco, toda equipe abraçou a causa da luta contra o câncer de mama, foco do Outubro Rosa.

"Somente neste mês foram realizadas mais de 100 coletas de preventivo, solicitações de mamografias, além de orientações diversas sobre saúde, bate-papos, encontros e apresentações realizadas incansavelmente pela equipe. São recomendações para garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento", detalha a enfermeira Rafaela Hassegawa Misse, coordenadora da ESF Ouro Branco.

Doutora Ana Carolina observou que as estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são: o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, com o objetivo de identificar e encaminhar as pacientes com resultados anormais para investigação diagnóstica).

"Falar sobre este assunto é fundamental, além de fazer tanto o exame das mamas quanto o exame citopatológico – que é o método de rastreamento do câncer do colo do útero indicado para a população-alvo de 25 a 64 anos", indicou.

Ainda de acordo com a médica, as evidências científicas apontam que o rastreamento nessa faixa etária é capaz de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer do colo do útero, que é o terceiro mais incidente entre as mulheres.

"No Brasil, para o ano de 2023, são esperados 17.010 casos novos, com um risco estimado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres, segundo prognóstico do Inca (Instituto Nacional do Câncer)", detalha.

Rafaela comenta ainda que a mamografia tem duas categorias: a de rastreamento, indicada para mulheres de 40 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, e a diagnóstica, indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, inclusive em homens.

"Em nosso evento contamos com o apoio do professor Jeferson Ferreira, o Jefinho, que realizou sessão de alongamento com as mulheres, e também a participação do maestro Samuel Nunes de Siqueira, que abrilhantou o encontro com canções emocionantes. Também tivemos apoio da Legião Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Uopeccan e do Rotary Catedral e sorteio de brindes da Yes Cosméticos e fechando tudo com um delicioso café da manhã", finalizou a enfermeira.

(Com informações assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo