Geral Comportamento

Histórico: Fiéis evangélicos e católicos juntos (leia e assista)

Marcha da Família pela Vida comove e vira exemplo de união Exclusivo: Pontualmente às 17 horas iniciou à 1ª Marcha da Família pela Vida neste domingo, dia 22, com a comunidade católica saindo defronte à Prefeitura e a evangélica à frente do Cemitério São João Batista, na Avenida Oliveira Motta, centro platinense.

Por Da Redação

23/10/2023 às 15:32:58 - Atualizado há

Marcha da Família pela Vida comove e vira exemplo de união

Exclusivo: Pontualmente às 17 horas iniciou à 1ª Marcha da Família pela Vida neste domingo, dia 22, com a comunidade católica saindo defronte à Prefeitura e a evangélica à frente do Cemitério São João Batista, na Avenida Oliveira Motta, centro platinense.

O ponto de encontro foi na quadra da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, a central da Cidade. A emoção era muito nítida no semblante de muitas pessoas que inclusive registraram em fotos e vídeos o encontro das duas comunidades na entrada da quadra, a grande maioria usando camisetas brancas, com bexigas da mesma cor e cartazes confeccionados em cartolina com frases enaltecendo a vida, a geração de um novo ser humano no ventre da Mulher. Todos contra o aborto.
Assim que as autoridades religiosas subiram ao palco, os Padres Yuri da Paróquia anfitriã e o Padre Celso Miqueli, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu do Conj. Hab. Dr. Jamidas, deram as boas vindas e passaram a palavra para o Pastor David Willian Lopes da Igreja Metodista do Povoado da Platina (ele que falou como presidente do Conselho dos Pastores evangélicos de Santo Antônio da Platina).

Em sua fala num misto de emoção. sabedoria e entusiasmo ressaltou entender que "antes que o feto fosse gerado no ventre ele já estava no coração do casal", atribuindo esta sua colocação ao trecho bíblico: Jeremias 1,4-5 que diz: "A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

E ainda se referiu a outro texto, agora no Novo Testamento que foi o Evangelho de Mateus 4,16: "O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”, esta colocação se referindo à união das igrejas que não estavam ali rotuladas com seus nomes, mas uma harmonia de fiéis, que lutam pela vida, que não esmorecem diante da provações, mas, unidos, podem sim reverter situações inimagináveis aos olhos humanos, mas não longe da transformação aos olhos da fé em Deus.

Por fim, ele citou ainda o evangelista João 6,68: "Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna", o que era evidenciado ali com a presença de todos orando, pedindo a ação de Deus diante da teimosia em ceifar vidas inocentes, de crianças ainda no ventre.

 

A Psicóloga Áurea Chagas também fez uso da palavra e testemunhou o número de mulheres que a procuram com baixa autoestima, ansiedade, o que gera medo, insegurança e depressão e que a vida do feto deve ser respeitada, valorizada.

A parte musical ficou por conta de duas jovens da Igreja Bola de Neve que emocionaram os presentes.

O Padre Celso Miqueli dirigiu a recitação do Terço pela caminhada que se deu da Prefeitura até a quadra da Matriz central da cidade, partilhando os mistérios com as Paróquias que ali estavam: São Judas Tadeu, Santa Filomena, São José e Santo Antônio de Pádua.

Duas delas foram representadas por sacerdotes e leigos: São Judas e Santo Antônio; as outras duas com a presença de leigos e líderes de pastorais. Também participaram os Diáconos Permanentes João Batista Vilas Boas e Antonio Donizete da Silva Godoy.

Quem também prestigiou o acontecimento foi o prefeito platinense José da Silva Coelho Neto, o Professor Zezão e a primeira-dama do Município, Mônica Coelho. O pastor Beto e sua esposa Viviane também presentes.

Os vereadores Mirian Rodrigues Bonomo Montanheiro – que é da Metodista central – e Luciano de Almeida Moraes, o Vermelho (que é católico) participaram da Marcha pela Vida e também o ex-vereador Gil Martins com sua esposa e filho.

O Pároco Padre Celso Miqueli, falou com exclusividade com a reportagem do npdiario e agradeceu a todos que aderiram ao convite.

"Agradeço a todas as pessoas que participaram desta 1ª Marcha pela Vida como uma resposta ao chamado do bom Deus que nos chama para a vida e, quando se trata da vida a gente não deve poupar esforços. E, assim, crianças, idosos, cambalentes, famílias compareceram nesta programação. Que seja a primeira entre outras ações que poderemos estar promovendo, não só nós católicos, mas em união com todos os cristãos que professam a mesma fé no Deus da vida. Então, agradeço a presença e a participação de todas as igrejas e comunidades evangélicas, de todas as famílias ali expressando esta alegria da unidade na oração, juntos, para que assim possamos assegurar o que temos de melhor: a vida, a amizade, o comprometimento em cuidar um do outro, o zelo para com o outro. E assim o bem estar e a paz social", disse o sacerdote que é Pároco da Paróquia São Judas Tadeu.
Ainda no final todos os pastores e os dois padres invocaram a benção sobre os presentes e a tradicional música do cantor e compositor católico Padre Zezinha "Família" foi tocada com o acompanhamento do povo arrancando aplausos e, em muitos, lágrimas.
Durante o percurso da marcha, foi muito emocionante também perceber o esforço de pessoas com mais idades que apresentavam sua dificuldade em locomoção, mesmo assim, estavam ali, espontaneamente lutando por uma causa que valoriza o viver.

Reportagem: Jornalista Fábio Galhardi e Henrique Glovack/Especial para o Npdiario

Fonte: NP Diario
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo