Geral Pato Branco

Aeroporto Regional de Pato Branco recebe inspeção do GEIV

Em 21 de outubro, o Aeroporto Regional de Pato Branco recebeu o voo da aeronave GEIV03, pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela aferição do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI).

Por Da Redação

22/10/2023 às 07:22:39 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Em 21 de outubro, o Aeroporto Regional de Pato Branco recebeu o voo da aeronave GEIV03, pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela aferição do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI). A equipe instalou este equipamento em janeiro, vital para ajudar na navegação aérea sob condições climáticas desfavoráveis e voos noturnos, e conduziu inspeções iniciais em solo no dia 20 e 21 de outubro, antes da aferição aérea.

A aeronave, originária do Rio de Janeiro, sobrevoou a região analisando e reportando quaisquer angulações que necessitam de ajustes. A equipe da empresa que forneceu o PAPI acompanhou todo o processo, assegurando o cumprimento de todos os padrões.

Com a conclusão desse procedimento, o próximo passo é submeter o relatório final à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Após avaliação e aprovação, a ANAC validará a operação do aeroporto com o PAPI, elevando a segurança dos voos. Esta aprovação é essencial para as futuras aspirações do aeroporto, incluindo a ampliação do sítio aeroportuário. Inclusive a possibilidade de receber aeronaves de maior porte, particularmente jatos com uma capacidade de passageiros ampliada.

De acordo com estimativas, o retorno do relatório do GEIV deve chegar dentro de 10 a 15 dias. Com a análise da ANAC, espera-se que até o final de novembro o aeroporto receba o veredito. “Se tudo seguir conforme o previsto. As companhias aéreas serão informadas sobre as novas capacidades do aeroporto até o começo de dezembro”, comentou Marcos Colla, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico .

“Vale destacar que, apesar das incertezas e eventuais contratempos, o cronograma definido em 2022 está sendo seguido à risca. A expectativa é que, até o final de 2023, o Aeroporto Regional de Pato Branco esteja plenamente operacional e homologado com o PAPI”, complementa Marcos Colla.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo