Polícia Almirante Tamandaré

Dono de ferro-velho é preso em flagrante por receptação de fios de cobre em Almirante Tamandaré

Almirante Tamandaré é uma das 10 cidades do Paraná que mais registrou furtos ou roubos de fios nos últimos meses

Por Guilherme Lara da Rosa e Marcelo Borges

16/10/2023 às 16:58:38 - Atualizado há
Foto: PCPR

O proprietário de um ferro-velho de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (16) por receptação de fios de cobre. A prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Civil contra crimes relacionados a furtos, roubos e receptação de cabos de internet e telefonia.

De acordo com o delegado Rodrigo Brown, do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil, o empresário foi preso no momento em que agentes cumpriam um mandado de busca e apreensão no local.


"Em uma primeira vistoria, os policiais já encontraram grande quantidade de fios de cobre e um revólver calibre .38, com a numeração suprimida", disse Brown à Banda B.


A Polícia Civil, contudo, não soube informar a quantidade de fios encontrados.


Agentes da Delegacia de Meio Ambiente também estiveram no ferro-velho para apurar a possível ocorrência de maus-tratos contra animais.


"Outro fato curioso que nos chamou a atenção foi a grande quantidade de pássaros e outros animais em situação de maus-tratos no local", acrescentou Brown.


Além de receptação, o homem também foi autuado por posse irregular de arma de fogo.


Quase 600 km de cabos furtados ou roubados no Paraná

O Paraná teve 591 km de fios de internet e telefonia roubados ou furtados no primeiro semestre de 2023, um aumento de 21,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2022, foram furtados ou roubados 487,7 km deste tipo material em todo o Estado.


Se comparado ao cenário registrado no segundo semestre do ano passado, quando foram roubados 523 mil metros de fios, houve um aumento de 13% neste tipo de crime. Em linha reta, a distância de cabos furtados em todo o Paraná neste ano é superior à distância entre Curitiba e Foz do Iguaçu (533 km).


De acordo com a Conexis Brasil Digital, entidade responsável pelo levantamento e que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade do País, o furto, roubo, vandalismo e a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores em todo o Brasil, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos.


Segundo a Conexis, o Paraná é o segundo Estado que mais registrou crimes do tipo nos últimos seis meses, perdendo apenas para São Paulo. No ano passado, o Paraná ocupava o mesmo ranking. Veja abaixo o histórico apurado pela associação:


???? – 1.º semestre de 2021: 229.299

???? – 2.º semestre de 2021: 379.207

???? – 1.º semestre de 2022: 487.733

???? – 2.º semestre de 2022: 523.069

???? – 1.º semestre de 2023: 591.054


Entre janeiro de 2022 e agosto deste ano, a Polícia Civil do Paraná apreendeu mais de 37 toneladas de fios e prendeu 139 pessoas por receptação ou furto durante 159 ações. Nesse volume estão 724 quilos apreendidos na Região Metropolitana de Curitiba; três toneladas em municípios do interior e; 34 toneladas em Curitiba, o que corresponde a 91% do total.


"A Polícia Civil foi orientada a intensificar as ações para identificar e prender os receptadores destes materiais, pois estes crimes trazem prejuízo não só às empresas, mas também à sociedade, que acaba sendo privada de alguns serviços", afirmou o delegado-geral Silvio Rockembach.


Fonte: Banda B
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania