Geral Paraná

Maioria dos casos de intoxicação de crianças ocorre em casa

Noventa e quatro por cento dos casos de intoxicação de crianças no Paraná ocorreram dentro de casa, com produtos de higiene e limpeza ou remédios.

Por Da Redação

14/10/2023 às 13:11:28 - Atualizado há

Noventa e quatro por cento dos casos de intoxicação de crianças no Paraná ocorreram dentro de casa, com produtos de higiene e limpeza ou remédios. O dado faz parte de um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, com base nas informações da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações. De acordo com o balanço, entre 2018 e 2023 foram 11.514 registros de envenenamento infantil.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, o medicamento é o maior vilão das crianças em geral, de zero a 12 anos, representando 45% das notificações. Nos últimos cinco anos, foram 5.089 intoxicações por remédios, uma média de 1.000 ocorrências por ano. Nesse mesmo período foram 2.397 acidentes com produtos de uso domiciliar – como alvejantes, detergentes, desinfetantes, entre outros – e 786 por produtos químicos. Raticidas, agrotóxicos, plantas tóxicas, cosméticos também aparecem como causadores de intoxicação.

No mês de outubro a Secretaria de Estado da Saúde reforça o assunto na Campanha de Prevenção do Envenenamento Infantil, com divulgação junto as 22 regionais de saúde do Estado. O objetivo é prevenir e informar pais, responsáveis, educadores, profissionais de saúde, órgãos oficiais e instituições não governamentais sobre o tema. Além de deixar os produtos em lugares altos, de difícil alcance para os pequenos, existem outras orientações da equipe de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações para evitar esse tipo de acidente, como nunca falar as crianças que medicamento é doce, faz crescer ou deixa forte; não reutilizar embalagens como garrafas de refrigerante, potes, e frascos vazios para armazenar produtos perigosos e não deixar cosméticos ao alcance das crianças.

Em caso de envenenamento é importante procurar atendimento médico imediatamente. Se possível, levar foto, nome ou embalagem do produto ou agente tóxico causador de acidente. É importante ter o contato do centro de informações toxicológicas mais próximo em local visível e fácil, caso precise de atendimento urgente. O Centro de Controle de Envenenamento do Paraná atende pelo 0800 41 0148, com plantão 24 horas.

Informações: Juliana Goss

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo