Educação Paraná

Estudantes acima dos 40 anos estão mais presentes na graduação

Por Reportagem: Francine Lopes

12/10/2023 às 09:55:03 - Atualizado há

Mais de mil alunos da Universidade Federal do Paraná têm mais de 40 anos. Desses, sete possuem mais de 70 anos e 88 estão na faixa dos 60 anos. Uma delas é a Maria Aparecida Quintiliano, de 61 anos. Ela está no primeiro ano do curso de Ciências Contábeis. Maria trabalha o dia todo como recepcionista, em um prédio. Ela vai para aula à noite e leva em média 30 minutos de ônibus, para chegar à universidade. Mas, apesar das dificuldades ela conta que é a realização de um sonho.

A escolha do curso de Ciências Contábeis foi pela paixão ao tema. E o incentivo de colegas do trabalho foi o que ajudou na decisão de encarar a graduação depois dos 60 anos.

Os alunos dessa faixa etária podem ser divididos em pelo menos duas categorias. Aqueles que estão em busca da segunda graduação para aperfeiçoar ou mudar de carreira e aqueles que estão na primeira graduação porque não tiveram oportunidade quando mais novos.

Segundo o professor de Contabilidade na UFPR, Alison Martins Meurer, as diferentes gerações em sala enriquecem as aulas.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 10 anos, o número de estudantes no ensino superior com 60 anos ou mais, aumentou 55%, entre 2012 e 2021.Para quem está nesta faixa etária ou conhece alguém que esteja pensando no assunto, a Maria tem um recado:


Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo