Geral Oriente Médio

Em resposta a ataque do Hezbollah, Israel mobiliza "dezenas de milhares" de unidades extras

As Forças de Defesa de Israel (IDF, da sigla em inglês) lançaram foguetes no sul do Líbano nesta quarta-feira (11) em resposta a um ataque do grupo Hezbollah, que disparou mísseis antitanque através da fronteira, atingindo soldados israelenses.

Por Da Redação

11/10/2023 às 18:46:33 - Atualizado há

As Forças de Defesa de Israel (IDF, da sigla em inglês) lançaram foguetes no sul do Líbano nesta quarta-feira (11) em resposta a um ataque do grupo Hezbollah, que disparou mísseis antitanque através da fronteira, atingindo soldados israelenses. As informações são da rede Fox News.

O porta-voz da IDF, tenente-coronel Jonathan Conricus, explicou que o exército israelense bombardeou a cidade fronteiriça libanesa de Duhaira e a área ao redor de onde ocorreu o ataque com mísseis. De acordo com a mídia estatal libanesa, várias cidades e vilarejos foram atingidos por um bombardeio que resultou em três pessoas feridas.

Para continuar a responder a essa situação, Israel implantou dezenas de milhares de unidades adicionais, incluindo infantaria, forças especiais, forças blindadas, artilharia, força aérea e reforços de inteligência e logística ao longo da fronteira norte.

“A mensagem ao Hezbollah é muito clara: ‘Se eles tentarem atacar, estamos prontos e vigilantes em nossa fronteira'”, disse Conricus.

Combatentes do grupo militante Hezbollah realizam exercício no sul do Líbano em maio de 2023 (Foto: WikiCommons)

Os reforços israelenses foram deslocados para a fronteira entre Israel e o Líbano após o Hezbollah disparar mísseis antitanque contra uma posição militar israelense na cidade fronteiriça de Aramsha, no norte. O grupo militante libanês declarou em um comunicado nesta quarta que a ofensiva foi uma resposta a um bombardeio israelense no domingo (8), que resultou na morte de três de seus membros.

Na mesma nota, o grupo disse que o ataque resultou em um “número significativo” de feridos e algumas baixas, embora sem especificar números.

EUA e aliados alertam sobre escalada

Israel e os Estados Unidos emitiram um aviso ao Hezbollah, apoiado pelo Irã e considerado a força militar mais poderosa do Líbano, instando-os a evitar a abertura de um novo front de batalha, relatou a rede CNN. Isso aconteceu após militantes do Hamas, em Gaza, terem realizado um ataque que resultou na morte de pelo menos 1,2 mil pessoas no sul de Israel no sábado.

Além disso, mais de mil pessoas perderam a vida devido aos ataques aéreos de retaliação conduzidos por Israel em Gaza.

A pedido de Israel, a França também transmitiu ao Hezbollah que é importante que eles evitem se envolver na guerra e, assim, evitem uma escalada, uma vez que Jerusalém poderia responder de maneira sólida. Essas comunicações foram feitas em coordenação com Washington, de acordo com uma fonte a par das negociações.

O Hezbollah é um grupo armado libanês que é rotulado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e outros países, enquanto é considerado um partido político no Líbano. Conflitos ao longo da fronteira entre Israel e o Líbano têm sido uma fonte de tensões na região há muitos anos. Esses eventos têm implicações significativas para a segurança e a estabilidade na região do Oriente Médio.

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania