Geral Últimas Notícias

Porto Alegre fecha das comportas de contenção de enchentes do rio Guaíba; previsão é de mais chuva na região

A Prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento preventivo das comportas de contenção de enchentes do Guaíba.

Por Da Redação

25/09/2023 às 21:02:45 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ceic Porto Alegre (@ceicpoa)

Em outros pontos da capital gaúcha, o Guaíba já registra alagamentos. No bairro Arquipélago, as ilhas da cidade, onde nesta manhã as águas estavam na marca de 2,46 metros, apenas 26 centímetros abaixo da cota de alagamento, há dezenas de desabrigados. Na zona sul, devido às águas, a avenida Guaíba, esquina com avenida Guarujá, está bloqueada. Em alguns pontos da área central e de bairros próximos, há refluxo de água pela rede pluvial.

:: Região das ilhas de Porto Alegre segue com pontos de alagamento; veja fotos ::

Conforme destaca a MetSul, o trabalho de previsão de nível do Guaíba está muito dificultado pela escassez de dados. A régua de medição do governo do estado no rio Jacuí, em Triunfo, está há dias fora do ar. Já as réguas em vários pontos do rio Taquari, o segundo principal contribuinte do Guaíba, foram destruídas pela cheia catastrófica do começo do mês.

Semana terá mais chuvas e novo ciclone

Após um final de semana chuvoso no estado, com tempestades de granizo na região Sul, a segunda foi de temporais com ventos que trouxeram danos a municípios do Centro e da Metade Norte gaúcha. Mantém-se o alerta de temporais.

A MetSul prevê que o pior da instabilidade nesta terça se dará mais no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho com chuva muito forte, capaz de gerar alagamentos e inundações. Haverá pontos que em menos de três horas a chuva pode exceder 50 mm e várias cidades devem ter só volumes perto ou acima de 100 mm com 100 mm a 150 mm em alguns locais.

Há também alerta para o perigo de tempestades fortes a severas nesta terça no Rio Grande do Sul e no Sul e Leste de Santa Catarina com o aprofundamento da baixa pressão que dará origem a um ciclone no oceano na quarta-feira. O ciclone deve gerar vento forte com rajadas que vão passar dos 80 km/h em diferentes locais.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania