Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Atos golpistas

Homem é preso em Curitiba por ordem do STF; ele é suspeito de participar de ataques em Brasília

Prisão foi ordenada por atos cometidos em dezembro de 2022. Delegado disse que suspeito foi filmado arremessando barra de ferro nos arredores da Polícia Federal. Defesa considera prisão arbitrária e questiona crimes imputados ao homem.


Apoiadores do ex-presidente Bolsonaro tentaram invadir a sede da PF em dezembro de 2022 �- Foto: g1 DF

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) prendeu em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (20), Helielton dos Santos, de 32 anos.

Ele é suspeito de participar de ataques cometidos em Brasília em 12 de dezembro de 2022, logo após a cerimônia de diplomação do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Na ocasião, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro tentaram invadir a sede da Polícia Federal e cometeram atos de vandalismo na capital.


De acordo com o delegado Erick Guedes, o suspeito foi preso preventivamente em um cumprimento de mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 4 de julho.


Conforme o delegado, o homem é suspeito de crimes contra o estado democrático.


A advogada de defesa do suspeito, Daniely Mulinari, disse em nota que considera a medida "totalmente arbitrária" e sem qualquer requisito necessário para uma prisão preventiva. A defesa afirma acreditar na revogação da prisão.


De acordo com a defesa, Helielton participou de uma "manifestação pacífica" e não dos ataques contra os Poderes registrados em 8 de janeiro de 2023.


Assim, reforça a advogada, a defesa considera não haver motivo para o cliente responder pelos mesmos crimes que participantes dos atos de 8 de janeiro, como golpe de estado, crime contra o estado democrático de direito e associação criminosa armada.


Até a última atualização desta reportagem, a polícia não tinha dado detalhes das circunstâncias da prisão do suspeito.


O mandado de prisão

O mandado de prisão preventiva diz que Helielton foi filmado "portando e arremessando algo que se assemelha a uma barra de ferro" nos arredores da Polícia Federal, em Brasília.


"É possível verificar que o investigado esteve presente em manifestação anterior ocorrida na Esplanada dos Ministérios, segundo um rádio de comunicação e um instrumento do tipo soco inglês", também diz o mandado.


De acordo com o delegado Guedes, o homem foi encaminhado ao 11º Distrito Policial, em Curitiba.

G1

Polícia Civil do Paraná PC PCPR Curitiba Helielton dos Santos Luís Inácio Lula da Silva PT Tribunal Superior Eleitoral TSE Jair Bolsonaro Polícia Federal PF Supremo Tribunal Federal STF 8 de janeiro 11º Distrito Policial

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!