Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Antonina

Litoral tem audiência pública sobre Política Aldir Blanc nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira (22), em Paranaguá, a audiência pública do Litoral sobre a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).


Acontece nesta quarta-feira (22), em Paranaguá, a audiência pública do Litoral sobre a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento será realizado das 18h às 21h, na Estação Ferroviária, que fica na avenida Arthur de Abreu, 44, no Centro Histórico.

São esperados artistas, produtores culturais e gestores dos sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. As audiências públicas serão realizadas em todas as regiões do Paraná para colher impressões e contribuições da sociedade civil sobre a implementação da Política Nacional Aldir Blanc.

A iniciativa do governo federal visa impulsionar projetos culturais por todo o país, promovendo uma cultura mais inclusiva e diversa. No Paraná, a Secretaria de Estado da Cultura está conduzindo uma série de encontros em todas as regiões. Em Pato Branco, no Sudoeste, a audiência, que foi adiada devido a condições meteorológicas, agora está agendada para a próximo domingo, 26 de maio. Além disso, ainda nesta semana, haverá audiências em Ponta Grossa e Curitiba, programadas para esta quinta e sexta-feira (23 e 24), respectivamente.

Os eventos contam com o apoio dos Agentes Regionais de Cultura (ARCs), profissionais da Secretaria de Cultura que atuam em suas respectivas macrorregiões do Paraná, desempenhando um papel crucial na descentralização e fomento das atividades culturais.

Os encontros são direcionados a trabalhadores da cultura, gestores culturais, artistas, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo o patrimônio cultural material e imaterial.

Entre 2023 e 2027, serão disponibilizados anualmente peli governo federal R$ 3 bilhões para esse propósito. Em 2024, o Ministério da Cultura repassará R$ 73 milhões ao Governo do Paraná.

Com cronograma de financiamento estabelecido até 2027, a PNAB representa uma oportunidade única na história para fortalecer o sistema de apoio à cultura, por meio da transferência contínua de recursos da União.

Diferente das medidas adotadas pela Lei Aldir Blanc 1 e pela Lei Paulo Gustavo, que tiveram caráter emergencial, os projetos e programas que se alinham à Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos de forma regular. 

Correio do Litoral

Chamadas Antonina Guaraqueçaba Guaratuba Lei Aldir Blanc Matinhos Morretes Paranaguá Política Nacional Aldir Blanc Pontal Do Paraná Aldir Blanc

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!