Política Deltan Dallagnol

Deltan desiste de recurso ao STF e não tem mais como retomar mandato

Por Rogerio Galindo

19/09/2023 às 11:31:26 - Atualizado há
Deltan Dallagnol. Foto: Agência Brasil.

O ex-procurador da República Deltan Dallagnol (Podemos-PR) anunciou que não vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar recuperar o mandato de deputado federal. Isso significa que Deltan admitiu que não terá como retomar o mandato e que desistiu de lutar por isso no Judiciário.

Dallagnol, deputado federal mais votado do Paraná em 2022, teve seu mandato cassado porque o Tribunal Superior Eleitoral considerou que ele burlou a legislação ao se afastar antes do tempo do Ministério Público Federal para disputar o mandato.


A lei diz que membros da Procuradoria se tornam inelegíveis se deixam o cargo sendo alvo de investigações internas. Deltan tinha várias denúncias contra seu trabalho como coordenador da Força-Tarefa na Lava Jato, e teria se exonerado antes do período máximo permitido pára evitar que essas denúncias virassem procedimentos investigatórios formais.


Ao abandonar o último recurso a que tinha direito, Deltan criticou o STF. "Não há justiça no Supremo", afirmou. "Eu sempre lutei por justiça, mas infelizmente não a reconheço nas decisões tomadas pela maioria do STF hoje. O STF está destruindo a democracia que deveria proteger, com decisões cada vez mais arbitrárias. No STF, eu seria julgado pelos mesmos ministros que cassaram meu mandato em um exercício de futurologia e pelos mesmos ministros que mataram a Lava Jato, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli, que dominam hoje na Corte."

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania