Geral oportunidade de negócio

Evento reuniu produtores de Umuarama interessados em investir em piscicultura

Desde 2017 o prefeito Celso Pozzobom tem projetos para incentivar o desenvolvimento da piscicultura em Umuarama – e em uma nova reunião técnica, realizada na manhã desta quarta-feira (13), o tema foi abordado por vários especialistas e apresentado a produtores rurais do município.

Por Da Redação

13/09/2023 às 20:26:21 - Atualizado há

Desde 2017 o prefeito Celso Pozzobom tem projetos para incentivar o desenvolvimento da piscicultura em Umuarama – e em uma nova reunião técnica, realizada na manhã desta quarta-feira (13), o tema foi abordado por vários especialistas e apresentado a produtores rurais do município. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura para apresentar o atual cenário do setor.

A criação de peixes, a produção orgânica e o desenvolvimento da agricultura familiar são temas que Pozzobom quer investir para fomentar a economia no município. "Tanto a rentabilidade e segurança que a piscicultura proporciona quanto os benefícios ao meio ambiente tornam a atividade uma ótima alternativa para os produtores que dispõe de área para a implantação dos tanques e água para a criação", comentou.

Inclusive, a necessidade de se ter água na propriedade foi frisada pelos palestrantes convidados. O primeiro deles foi Rafael Méier, representante do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

"Umuarama é uma região com bastante água, rios, nascentes e uma boa geografia para os tanques e a piscicultura pode ser muito promissora, desde que tudo seja feito com o acompanhamento de profissionais e entidades que oferecem o apoio necessário para a instalação dos tanques, entre outros detalhes", afirmou.

A discussão sobre o futuro da produção de peixes na cidade, um dos setores produtivos que mais se fortalecem na economia brasileira, prosseguiu com as considerações de Leandro Ferrari, representante do IAT (Instituto Água e Terra), que iniciou afirmando que "tem certeza de que Umuarama pode se transformar em um polo de produção de peixes, principalmente da tilápia, que é uma alternativa de alta densidade de renda mesmo em pequenas áreas".

O secretário municipal de Agricultura, João Megda, comentou que o Paraná é o maior produtor de peixe do país, com 26% da produção nacional, segundo o IBGE.

"A criação da tilápia corresponde a 96% de toda a produção estadual, com 139,2 mil toneladas, e representa 38,5% de toda a carne da espécie de peixe do País. A administração municipal está disposta e determinada a investir e apoiar os produtores rurais para a construção dos tanques, além de disponibilizar profissionais para informar – com toda segurança e detalhes – sobre os segmentos da cadeia produtiva do peixe, além de oferecer técnicos do município durante todo processo de implantação do projeto", relata.

Charlene Sbisero, gerente da cooperativa de crédito Sicredi, falou sobre as linhas de crédito disponíveis para que os produtores rurais possam ter acesso para iniciar na atividade da piscicultura. Isaac Ferreira, diretor da Casa Toesca e sócio de uma das maiores fazendas produtoras de peixes da região, também falou sobre o processo produtivo.

"Nós temos hoje 1 milhão de peixes em nossas propriedades e toda a produção não é suficiente nem para o mercado da região. Ou seja, temos um mercado certeiro, desde que tudo seja feito dentro dos padrões que o mercado exige", pontuou.

(Assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo