Polícia Maus-tratos aos animais

Idoso não dava comida a cães para deixar animais com fome e usá-los em caças, diz delegado; suspeito foi preso por maus-tratos

Cachorros estavam desnutridos por receberem alimentos voltados a aves, diz polícia. Um cão morto também foi encontrado na casa. g1 tenta contato com a defesa do homem preso.

Por Millena Sartori

11/09/2023 às 10:54:40 - Atualizado há
Cães foram encontrados desnutridos em casa de suspeito, em Imbituva (PR) - Foto: Reprodução/Polícia Civil

O idoso preso em flagrante na terça-feira (5) por suspeita de maus-tratos contra pelo menos sete cães não alimentava os animais para que eles estivessem com fome quando fossem levados para auxiliar em caças.

A informação é do delegado da Polícia Civil (PCPR) Thiago Andrade, que prendeu o homem de 64 anos em uma casa em Imbituva, região central do Paraná.


De acordo com Andrade, os cachorros estavam desnutridos por receberem alimentos voltados a aves. Na casa, também havia galinhas. Estas, porém, não têm sinais de maus-tratos, diz Andrade.


"Ele deixava os cães sem água e o local era extremamente sujo, com péssimas condições sanitárias. [...] Alguns apresentavam problemas de pele como sarna e dermatites, além de diversos machucados ", detalha o delegado.


No local, também foi encontrado um cachorro morto. Segundo o delegado, a polícia estima que ele havia falecido um ou dois dias antes.


O flagra foi feito após denúncia indicando que o homem mantinha os animais em péssimas condições e era violento com eles.


Andrade explica que alguns vizinhos relataram que tentavam dar comida pros animais, mas eram repreendidos pelo idoso.


Os sete cachorros foram levados para uma ONG, onde vão receber tratamento veterinário.


O idoso foi autuado por maus-tratos, crime que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão. Neste caso, segundo o delegado, não é possível arbitrar fiança.


O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia. O g1 tenta contato com a defesa do idoso.


Outros casos na região

No último mês outros casos de maus-tratos contra animais ganharam repercussão em Imbituva e região.


Em um deles, um jovem foi gravado arremessando cachorro no meio da rua em Imbituva. "Fiz voar mesmo", disse ele em um grupo de WhatsApp, segundo a polícia.


Em outro, uma câmera de segurança registrou dois homens chutando e jogando cachorros dentro de uma caçamba de lixo em Guamiranga.


Como denunciar casos de maus-tratos aos animais

Casos de maus-tratos aos animais no Paraná podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 181, ou no site do Disque-Denúncia.


Caso o crime esteja em execução, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.


Alta de casos

As investigações de maus-tratos vêm aumentando expressivamente no Paraná.


A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, vinculada à Polícia Civil do Paraná (PCPR), afirma que instaurou quase o triplo de investigações de maus-tratos contra animais em 2023 do que o ano passado inteiro.


O número de prisões de suspeitos também aumentou. Neste ano, 28 pessoas foram presas em todo o Paraná, 47% a mais do que 2022.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo