Geral VENDAVAL

Umuarama: após 12 destelhamentos, Defesa Civil distribui lonas e analisa doar telhas

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Umuarama emitiu por volta das 23h desta segunda-feira (4) um relatório preliminar de atendimentos realizados em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, referente a problemas causados pelo vendaval que ocorreu no meio da tarde.

Por Da Redação

05/09/2023 às 12:09:45 - Atualizado há

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Umuarama emitiu por volta das 23h desta segunda-feira (4) um relatório preliminar de atendimentos realizados em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, referente a problemas causados pelo vendaval que ocorreu no meio da tarde.

Conforme dados colhidos no pluviômetro do Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) instalado na avenida Padre José Germano Neto Junior, na sede da Guarda Municipal, choveu apenas 2,17 mm nas últimas 24h, porém os ventos tiveram rajadas de até 50 km/h.

Houve 12 destelhamentos parciais de residências nas ruas Jequitibá (Jardim Paraíso), São Pedro (Jardim São Cristóvão), Rua dos Pedreiros (Parque Primeiro de Maio), Laurindo Rabelo (Conjunto Habitacional Sonho Meu) e ainda nas ruas Murilo Mendes (Parque Dom Pedro I), Abaeté (Jardim Belvedere) e nas ruas Canela, Aroeira e Imbaúba, no Jardim Império do Sol. Em todos os casos a Defesa Civil entregou lonas e avalia a doação de telhas.

Na região central, uma empresa de produtos de limpeza e uma residência, ambos na avenida Presidente Castelo Branco, foram atingidos pela estrutura metálica do telhado que se soltou de um prédio próximo. Os responsáveis receberam lonas plásticas para a proteção emergencial dos imóveis.

Ainda na região central ocorreram várias quedas de galhos e alguns atingiram veículos – um deles foi o VW Virtus que estava estacionado na rua Nicanor dos Santos Silva e foi impactado por uma árvore da espécie oiti. A condutora não se feriu. Uma árvore caiu sobre veículos que estavam numa garagem no Jardim São Cristóvão e também na avenida Paraná houve veículos atingidos por galhos.

A queda de uma árvore sibipiruna na rua Cananeia interditou a passagem na frente da Escola Municipal Senador Souza Naves e pequenos danos foram anotados nas escolas municipais Paulo Freire e a Jardim Birigui, além da sede da 12ª Regional de Saúde, e do Ginásio de Esportes Professor Reginaldo Gomes da Silva, onde um painel da veneziana se soltou.

Uma árvore da espécie flamboyant também caiu sobre um caminhão guincho na Avenida dos Girassóis, no Parque Jabuticabeiras. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, sete árvores de médio e grande porte foram arrancadas pela força dos ventos.

Um dos locais mais atingidos pela ventania foi a Estação Rodoviária de Umuarama, localizada no alto do Parque Residencial Interlagos.

"Houve desprendimento de várias placas de ACM do forro na zona de plataformas e também na área de estacionamento, assustando funcionários e passageiros, mas felizmente ninguém ficou ferido", disse o coordenador da Defesa Civil, inspetor Ribeiro. A Secretaria de Obras da Prefeitura ainda está dimensionando os estragos.

"Como são dados preliminares, novos problemas ainda podem ser registrados. Que precisar de ajuda da Defesa Civil ou quiser reportar alguma situação deve entrar em contato pelos telefones 199 ou (44) 3906-1111, ou pode também enviar mensagem para o e-mail [email protected]", completou o inspetor Ribeiro.

(Com informações assessoria PMU)

Fotos: PMU

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo