Geral Mundo

Presidente do Conselho Europeu diz apoiar novas adesões à UE

Por Isto É

28/08/2023 às 12:03:29 - Atualizado há

LIUBLIANA, 28 AGO (ANSA) – O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, declarou nesta segunda-feira (28) que "para ser mais forte, a União Europeia precisa crescer", em referência à adesão de mais países ao bloco.

"Nos contentamos com uma UE que se limita a gerenciar as crises ou queremos ser um ator global que muda o futuro? Estamos conformados com um mundo bipolar em conflito ou queremos contribuir com a construção de um mundo multipolar ancorado na cooperação global?", questionou.

"Queremos ser mais influentes para dar forma a um mundo melhor e queremos ser mais fortes para sermos um aliado mais forte. E para ser mais forte e segura, a UE precisa reforçar os laços. Por isso é o momento de enfrentar o desafio da expansão", acrescentou, durante visita à Eslovênia.

Para Michel, o bloco deve começar a agenda de expansão em 2020: "Para sermos confiáveis, acredito que devemos falar de tempos e deveres. E tenho uma proposta. Ao preparar a próxima agenda estratégica da UE, devemos colocar um objetivo claro: acredito que até 2030 estaremos prontos a crescer".

"Isso significa que o próximo balanço de longo prazo da UE deverá incluir os nossos objetivos em comum. É um objetivo ambicioso, mas necessário. Demonstra que falamos sério", sinalizou o presidente. (ANSA).

Fonte: Isto É
TAGS Mundo
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo