Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ônibus de viagem

Como saber se um ônibus de viagem é irregular; dicas

Mais de 960 veículos foram apreendidos por realizar transporte clandestino no Brasil neste ano, segundo a ANTT. Ônibus que capotou com torcedores do Corinthians estava irregular.


Destroços de ônibus que matou torcedores do Corinthians na rodovia Fernão Dias, em Minas Gerais �- Foto: Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte/Divulgação

Segundo Freitas, a ANTT não oferece um canal específico para que o passageiro consulte a situação de cada ônibus. No entanto, há algumas recomendações que os usuários podem seguir para saber se o veículo é ou não regular.

No caso do transporte interestadual regular de passageiros, uma ferramenta online disponibiliza o quadro de horários das linhas cadastradas pela Agência.


Além disso, as empresas devem emitir um bilhete de passagem eletrônico para cada passageiro.


"Se você está no terminal [rodoviário], você precisa de um bilhete de passagem eletrônico. Se a empresa comercializar um serviço e você não tiver o bilhete, há algo de errado, e pode ser transporte clandestino", afirmou o superintendente de fiscalização da ANTT.


Já no caso de ônibus de turismo e fretamento, aqueles que não saem do terminal rodoviário, as empresas são obrigadas a portar uma licença de viagem, acompanhada da lista de passageiros.


"Se você é um passageiro daquela viagem de fretamento, você vai ter que buscar o seu nome na lista. Se a viagem não tem a licença de viagem nem a lista de passageiros, já é um bom indício de que há algo muito errado", disse Freitas.


De acordo com o superintendente, na dúvida, os passageiros podem ligar para a ouvidoria da ANTT, pelo telefone 166, e questionar se o ônibus tem autorização para fazer o transporte interestadual. O serviço funciona 24 horas por dia.


G1

ANTT regular ônibus transporte interestadual transporte clandestino

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!