Geral Toledo

Paraná registra queda de 7,9% nas mortes violentas no primeiro semestre de 2023

O Paraná apresentou uma queda notável no número de mortes violentas no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Por Da Redação

17/08/2023 às 15:18:22 - Atualizado há

O Paraná apresentou uma queda notável no número de mortes violentas no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Ao todo, foram registradas 1.059 mortes violentas, representando uma redução de 07,90% em relação ao mesmo período em 2022, quando foram registradas 975 ocorrências.

O mês de janeiro se destacou como o período com o maior número de ocorrências, totalizando 186 mortes. Os dados compilados pela Sesp englobam casos de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em contraste com os estados vizinhos do Sul do país, o Paraná se destacou como o único a apresentar uma diminuição significativa no número de assassinatos. Enquanto o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 06,10% e Santa Catarina teve alta de 05,20% nas ocorrências de mortes violentas, o Paraná conquistou uma tendência de queda que demonstra a eficácia das medidas de segurança pública adotadas no estado.

No Brasil o número de mortes violentas apresentou uma redução de 03,40% no primeiro semestre. Os primeiros seis meses de 2023 registraram cerca de 19.700 mortes violentas em todo o país.

O estado que apresentou maior queda foi Roraima, 22,50%, enquanto os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins registraram aumento no número de mortes causadas por violência.

Outros indicadores

A diminuição de mortes violentas no Paraná vem junto da melhora de outros indicadores de avanço nas políticas de segurança pública. No primeiro semestre deste ano a Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) apreendeu a maior quantidade de maconha dos últimos 10 anos. As apreensões de crack também aumentaram de forma consistente em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

Com informações do G1.

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo