Economia Grande Curitiba

Curitiba é a cidade mais desigual da região metropolitana, indica pesquisa

Dados do IBGE e do Ipardes foram analisados por pesquisadores da Kurytiba Metropole e da Universidade Federal do Paraná.

Por g1 PR e RPC

17/08/2023 às 12:48:22 - Atualizado há
Curitiba tem a maior desigualdade social da RMC

Curitiba é a cidade mais desigual quando comparada com outros 12 municípios da região metropolitana.

O dado foi revelado por uma pesquisa realizada pela organização sem fins lucrativos Kurytiba Metropole e um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A partir de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os pesquisadores identificaram que a concentração de renda na capital paranaense é superior.

Entraram na comparação com Curitiba os municípios de São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Campo Largo, Pinhais, Almirante Tamandaré, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Quatro Barras e Balsa Nova.

A referência utilizada pela pesquisa foi o Coeficiente de Gini, que é guiado entre um número entre 0 e 1, no qual quanto mais próximo de 0, menor é a concentração de renda no município e quanto mais próximo de 1 maior é a concentração.

A pesquisa revelou que Campina Grande do Sul, Piraquara, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro são as cidades que possuem o índice mais próximo de 0, ou seja, possuem uma melhor distribuição de renda.

Desigualdade de renda em cor e gênero

De acordo com Júnior Garcia, professor da UFPR, a desigualdade de renda se reflete também quando a comparação é feira em relação ao gênero e cor dos habitantes.

"No caso de Curitiba, acompanhado de São José dos Pinhais e Araucária, cabe destacar que em termos de raça e gênero são três municípios que apresentam uma grande desigualdade quando comparamos os rendimentos das mulheres, em relação ao dos homens, por exemplo, e o das pessoas pretas ou pardas, em relação ao das pessoas brancas", explica.

Próximos passos

O professor explica que os próximos passos para a pesquisa é analisar o impacto da desigualdade em aspectos de educação e saúde.

"O objetivo é oferecer para a sociedade informações qualificadas sobre uma questão muito importante para o desenvolvimento da sociedade que é a desigualdade. Embora todo mundo fale de desigualdade, mas pouco sabe e tem acesso às informações. Isso tem sido um grande desafio do projeto, justamente encontrar essas informações e traduzi-las de maneira adequada para qualquer pessoa", afirma.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo